O Que Fazer em Santiago no Chile: Passeios Clássicos

Santiago ou Buenos Aires?

Eis a pergunta que muitos brasileiros se fazem ao tentar definir o roteiro para uma (geralmente primeira!) viagem pela América do Sul.

Mas é aí que eu digo: livre-se dessa síndrome de exu, caro leitor! 😄 Nem tudo precisa ser uma encruzilhada, sabia? Você pode ir e amar Santiago E TAMBÉM ir e amar Buenos Aires!

Mas se dessa vez você escolheu visitar terrinhas chilenas, nesta matéria você lerá exatamente o que fazer em Santiago – quero dizer, os lugares mais legais para você de fato conhecer a cidade mesmo, sem precisar contratar serviços de agências que te levam para os passeios fora do eixo principal de Santiago!

Quero lhe ajudar aqui a escolher aqueles passeios mais clássicos e indispensáveis para quem visita a cidade pela primeira vez.

Para facilitar, os passeios estão separados por algumas regiões da cidade – tudo detalhado de forma direta e prática para você utilizar como guia! 🙂

Se você é fast traveller como eu – aqueles viajantes que curtem caminhar e passear mais rapidinho – então você pode fazer a sugestão do passeio 1 e 2 no mesmo dia, e o passeio 3 e 4 no dia seguinte!

Sem mais delongas… vamos lá!


1. CENTRO HISTÓRICO

Comecemos pelo Centro Histórico… o lugar que deu origem à cidade de Santiago e onde a vida rotineira dos moradores de fato acontece:

Torre Entel: Apenas para dar o pontapé inicial no seu passeio, dê uma passadinha rápida em frente a Torre Entel. Ela é a primeira torre de telefonia do Chile (dos anos 60) e vale a pena tirar a foto neste que é o local de encontro dos chilenos na virada do ano. Infelizmente não dá pra subir…

Palácio de La Moneda: Aqui fica a sede do governo chileno, onde você poderá assistir a tradicional troca da guarda, que ocorre na Plaza Constitución (Metrô Estação La Moneda). A cerimônia da troca dura aproximadamente 40 minutos e acontece às 10 horas nos dias de semana e às 11 horas aos finais de semana. Recomenda-se chegar com ao menos 15 minutos de antecedência.
→ Aproveite para visitar o Centro Cultural La Moneda no subsolo da praça! É um passeio gratuito e tem banheiros públicos bem limpinhos (fica a dica!).

Palácio de la Moneda

Pensa em um dia lindo!

Paseo Ahumada: Sabe aquele centrão de cidade grande? Pois este calçadão é bem isso! São quatro quarteirões de um passeio de pedestres repleto de cafés (inclusive os famosos café con piernas que, em tempos de politicamente correto pode ser, digamos, no mínimo discutível… pero no es mi caso!) e todas as lojas mais famosas de Santiago: Ripley, Falabella Paris. Tem também um shopping chamado Mall Vivo El Centro por lá também (alerta de mais um banheiro público limpinho aqui!).

Calle Nueva YorkParalelo ao Paseo Ahumada, a rua Nova Iorque é super fotogênica e uma das mais lindas de Santiago para se tirar fotos.

O Que Fazer em Santiago - Calle Nueva York

Plaza de Armas: É nesta principal praça da cidade que se concentram a Catedral Metropolitana, Prédio dos Correios e o Museu Histórico Nacional com entrada gratuita. Para mim, o destaque da praça fica por conta do contraste arquitetônico do antigo com o moderno – uma foto clássica!

O Que Fazer em Santiago - Plaza de Armas

Calle Agustinas: Rua conhecida por concentrar diversas casas de câmbio. Para quem pretende trocar moedas em Santiago, vale a pena fazer uma pesquisa aqui e dar uma atenção especial à JM Cambios e Guiñazu, que geralmente oferecem as melhores cotações.

Paseo Bandera: A rua Bandera é conhecida como “a rua colorida de Santiago” e é uma graça – arte visual pura! Tem o chão todo pintado em formas multicoloridas – cada quadra apresenta um estilo de arte variado.

Mercado Central de Santiago (site): Há quem pense que só se conhece uma cidade de verdade quando se visita o seu mercado público. Pois bem! Este aqui segue bem o estilão popular (muitos temperos, cheiro de peixe, garçom gritando para que você entre em seu restaurante, enfim…). O prato mais conhecido por lá é para os amantes de frutos do mar: a centolla al pil pil (um espécie de caranguejo gigante). Deve-se Pode-se acompanhar a refeição com o tradicional e delicioso drinque chileno: pisco sour. 🍸


2. BAIRRO LASTARRIA

Como mencionei acima, se você quiser, pode dar sequência no passeio acima emendando este roteiro abaixo (ou seja, do Mercado Central você pode seguir para o próximo ponto abaixo!).

O bairro Lastarria é um dos mais agradáveis para se caminhar na cidade, famoso por reunir charme, gastronomia e cultura.

Museu Nacional de Bellas Artes (site): Só a fachada deste museu já vale a pena a visita! E se você não é lá muito chegado à museus, considere entrar neste aqui, pois sua entrada é gratuita. Tente passar por ele nem que seja rapidinho, principalmente as exposições itinerantes, que são bem interessantes!

O Que Fazer em Santiago - Empório de la RosaParque Forestal: Este belo parque fica localizado no coração de Santiago, bem em frente ao museu – não tem como errar! Dependendo da sua disposição, vale a pena comprar um sorvetinho no Empório La Rosa ali pertinho (eleita uma das 25 melhores sorveterias do mundo!) — hmm… o sorvete de chirimoya e chocolate con naranja! — e desfrutá-lo em um banco do parque!

Cerro Santa Lucia: Pra começar, vamos esclarecer: o tal do cerro nada mais é do que morro em espanhol! Dito isso, o Cerro Santa Lucia é definitivamente uma parada obrigatória em Santiago! É lindo e super agradável, mas toda essa beleza cobra um preço: um cardio pra humano nenhum botar defeito! Você precisará subir uns bons lances de escada e uma subidinha íngreme (afinal de contas, cerro é morro, né gente?). Mas o passeio até o topo é divertido e as atrações e a visão de Santiago vai te recompensando durante o trajeto! E na volta (ou pra quem decidiu não subir), bem na frente da entrada principal tem uma feirinha de artesanato meio no estilo pega-turista, mas que ainda assim vale dar uma bisbilhotada básica!

Este slideshow necessita de JavaScript.


3. BAIRROS BELLAVISTA E PROVIDÊNCIA

Parque Balmaceda: Comece o dia pegando um metrô para este parque perfeito para uma caminhadinha matinal. Não deixe de visitar o obelisco “Plaza Italia” e tirar lindas fotos dali!

Patio Bellavista (site): O patio Bellavista é um local incrível (mesmo!) que dispõem de diversas lojinhas, cafés e restaurantes a céu aberto. É também um lugar legal para comprar a tradicional jóia/bijou feita de lápis-lazúli (pedra semipreciosa azulada, extraída apenas no Chile e no Afeganistão!). Mas se você estiver começando o dia por esta indicação de roteiro, de manhãzinha provavelmente o lugar não estará tão vivo e movimentado. Mas considere voltar aqui de tardinha para curtir um happy hour! É que considerando que a entrada para a atração seguinte fica por aqui, achei válido mencioná-lo para você já saber a localização do lugar e voltar mais tarde se tiver a oportunidade, talkey?

Cerro San Cristóbal: Se eu tivesse que escolher apenas UM PASSEIO PAGO em Santiago, sem dúvidas seria este! Se o dia estiver bem azul então…nem pense duas vezes! O lugar tem zoológico, piscinas públicas (Tapahue e Antilén), jardim botânico, jardim japonês, mirantes, áreas para churrasco, o Anfiteatro Pablo Neruda e até um observatório astronômico. Como o morro San Cristóbal é beeeem maior que o Santa Lucía que mencionei antes, você tem algumas formas de encará-lo:

  • A pé / bicicleta: Só para os mega ultra aventureiros, porque é chão, viu? Mas neste caso o passeio não é pago! 🙂
  • Funicular: Uma espécie de “elevador” que sai do Museu La Chascona. Minha sugestão é que você compre a ida de funicular e a volta de teleférico. Desta forma, você sairá do bairro Bellavista e descerá no Bairro Providência, do outro lado do parque!
  • Teleférico: É tipo o tradicional bondinho fechado composto de três estações:
    – Estación Cumbre: A estação do alto do Cerro San Cristóbal.
    Estación Tapahue: Estação intermediária (descida opcional) que conta com uma casa de cultura, as piscinas públicas e alguns jardins.
    Estación Oasis: A estação que fica do outro lado do parque, pertinho do Costanera Center.

O Que Fazer em Santiago - Bondindinho Cerro San Cristóbal

O Que Fazer em Santiago - Cerro San Cristóbal

Vista do alto do Cerro San Cristóbal. A tal da serração aqui é poluição mesmo…

Parque das Esculturas: Se você seguir o roteiro aqui sugerido (subir o Cerro San Cristóbal de funicular e descer pelo teleférico), você descerá na estação Oasis, que fica pertinho deste parque que conta com cerca de 40 esculturas espalhadas em seu entorno. Vale a pena a caminhadinha por lá!

Sky Costanera (site): Esta área do bairro Providência é conhecida como Sanhattan (uma mescla de Santiago e Manhattan). O Sky Costanera é o prédio mais alto da América Latina (64 andares e 300 metros de altura) e lá em cima existe um mirante que fornece uma visão de 360 graus de Santiago. Não subi (achei caro para ter uma visão similar à que eu já tinha visto do alto do Cerro San Cristóbal), mas para quem curte essas atrações, eu sugiro que você cheque o horário previsto para o pôr do sol. Deve ser incrível ter a visão de um final de dia por trás das cordilheiras!

Shopping Costanera Center (site): Um shopping que fica nos andares térreos do Costanera Center. A dica fica por conta do cupom de descontos exclusivo para turistas! Leve seu RG e retire o livreto “On Tour” no Guichê de Atendimento.

Restaurante Giratório (site): Como o próprio nome diz, este restaurante gira em torno do seu eixo e é super badalado por turistas brasileiros. Eu particularmente nunca estive lá (esses restaurantes chiquetósos não me atraem!), mas pelo que me informei, é importante fazer reserva antecipada para que você consiga um lugar perto da janela e dessa forma, possa aproveitar a visão da cidade. Se por acaso eu fosse lá, também consideraria ir para um jantar no fim do dia para aproveitar a paisagem do dia tornando-se noite!


4. BAIRRO LOS CONDES E VITACURA

Só eu que elejo aquele lugarzinho especial em cada cidade que visito, escolhendo um cantinho para chamar de meu? 🤔

Em Nova Iorque, o Bryant Park é todinho meu! Em Orlando, é o Lake Eola e em Londres – a rainha que me perdoe – mas o Queen’s Walk me pertence!

E em Santiago? Eu A-M-O a região de Los Condes e o meu lugar favorito e que tem um lugarzinho especial no coração é o…

Parque Araucano ❤: Esse lugar é apaixonante por demais! O parque reúne tudo que você espera de um lugar assim: áreas verdes relaxantes, pistas de corrida e caminhada, uma vasta área infantil, eventos culturais e esportivos, jardins e muitas opções de quitutes à venda… Logo que chego em Santiago, este é sempre o primeiro lugar que eu vou!

O Que Fazer em Santiago - Parque Araucano

Meu lugarzinho favorito ❤

El Golf: A-M-O passear pela região do El Golf! Sério… desça na estação chamada El Golf, compre um cafézinho no delicioso Juan Valdez que tem por lá e passeie a esmo por toda a região…

Parque Bicentenário (site): Um parque enooorme com muita uma área verde, guarda-sóis coloridos para os visitantes relaxarem, atrações culturais, animais, mirantes e um paisagismo incrível. Dá para passar o dia por lá!

O Que Fazer em Santiago - Parque Bicentenário

Parque Bicentenário

Centro Gastronômico Borde Río (site)Não tive a oportunidade de ir até lá, mas ouvi dizer que este local é tipo o Eataly de Santiago, oferecendo opções culinárias de todos os cantos da América Latina… Dizem que a área é linda (principalmente à noite) e que é bem difícil escolher o que você vai comer com tanta variedade que tem! Certeza que passarei por lá da próxima vez!


O QUE FAZER EM SANTIAGO: LOS CONDES também é a REGIÃO DOS SHOPPINGS…

Este bairro reúne MUITAS opções de compras. Mas os shoppings não são coladinhos um no outro como você pode pensar… Se você tiver interesse em conhecer mais de um, talvez precise considerar o transporte público:

Shopping Parque Arauco (site): Se você tiver que escolher só um shopping para visitar, vá neste! Sem dúvidas, é o mais belo centro comercial de Santiago e oferece opções para todos os bolsos! Além da área interna, possui um novo e belíssimo boulevard externo com lojas de luxo e restaurantes incríveis que lembram muito Miami… Ah! E aqui você também pode pegar uma cadernetinha de descontos para turistas chamado “Travellers” – só não esqueça de levar seu documento para retirada na Central de Atendimento! E aqui também estão presentes as mais famosas lojas de departamento do Chile: Falabella, Ripley, Paris e Casa y Ideas!

Centro Comercial Apumanque (site): Lojas variadas mas sem a ostentação do Parque Arauco. Ambiente pequeno e agradável, com opções de alimentação rápidas e baratas.

Pueblito Los Dominicos (site): – Para quem curte, esta é uma feira de artesanato chileno, repleta de opções para se comprar aquelas lembrancinhas regionais! Dizem que você tem que ter um cuidado redobrado com a carteira neste local #ficaadica! 😉

Ola Mall Sport (site): Como o próprio nome diz, este é local perfeito para os amantes dos esportes – tanto para compras quanto para a prática de atividades esportivas indoor e outdoor. Vá até lá somente se você tiver nessa pegada esportiva – caso contrário, não vale a pena, já que fica mais retirado.

Alto Las Condes (site): Shopping com lojas mais grifadas, praça de alimentação e um terraço com uma vista incrível.


O QUE FAZER EM SANTIAGO:
PASSEIOS EXTRAS

Bem… os passeios acima listados são aqueles básicos e indispensáveis para se conhecer a cidade de Santiago de uma forma geral.

Mas é claro… se você tiver mais dias na cidade, recomendo fortemente que você explore outras atrações pelos arredores da cidade:

  • Vinícolas: Não pode faltar! Minhas top 3 sugestões para iniciantes são: Concha y Toro (a mais comercial e conhecida dos brasileiros), Viña Undurraga (tranquila, linda e mais rica em informações) e a Santa Rita (os passeios de bicicleta pelos vinhedos são um charme a parte!).
  • Farellones e Vale Nevado: As duas estações de esqui mais conhecidas. A primeira é para quem curte neve no nível mais recreativo – é cheia de atrações; já a segunda é para quem deseja exclusivamente esquiar!
  • Cajón del Maipo / Embalse El Yeso: Um passeio às montanhas à um cânion rodeado por um grande lago de cor esmeralda. É necessário reservar um dia inteiro para este passeio.
  • Viña del Mar e Valparaíso: Duas cidades litorâneas coladinhas (mal se sabe onde começa uma e termina a outra!) próximas à Santiago e que são repletas de praias, jardins, museus, gastronomia e uma cultura e arquitetura bastante distinta!
O Que Fazer em Santiago - Vinícola Concha y Toro

Vinícola Concha y Toro

Enfim… se você tiver dúvidas ou quiser compartilhar suas impressões sobre sua viagem ou planejamentos para visitar Santiago, deixe nos comentários aqui embaixo! 😃


Ei! Que tal salvar este post no seu painel do Pinterest?

Pinterest

 

(Visited 242 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *