O que fazer em Alexandria – A Charmosa Vizinha de Washington DC!

O que fazer em Alexandria – A Charmosa Vizinha de Washington DC!

Talvez você já tenha viajado até a imponente capital americana de Washington D.C. e feito todo aquele tour clássico: visitado o capitólio, desbravado os incríveis museus, tirado aquela foto básica do seu dedo tocando a ponta do obelisco ou até mesmo ter feito uma visita de cortesia à Casa Branca e quem sabe tomado um cházinho da tarde com o Donald Trump.

Mas o que você ainda não sabe é que Washington tem uma vizinha que vou te falar… Ela é bela, charmosa e muito encantadora! Ela vive num ritmo tranquilo e desacelerado que eu lhe garanto: vai lhe transmitir aquela sensação de aconchego e te fazer viver uma experiência completamente diferente da mega metrópole que mora ao lado!

Eu me refiro à Alexandriae antes que você me pergunte, NÃO! Não é o mesmo lugar do The Walking Dead! 😝. Alexandria é “apenas” o berço de nascimento do primeiro presidente americano George Washington. Pois é! A vizinha leva o sobrenome dele, mas foi aqui que ele nasceu!

Vai por mim: vale muito a pena dispensar um dia de sua estadia na capital (ou até mesmo considerar se hospedar em Alexandria, como eu fiz) para poder conhecê-la a calma e tranquilidade que ela transmite!

🚇 E chegar lá é super fácil! De qualquer ponto daquele miolo principal de Washington, basta você pegar a linha de metrô até a estação King St – Old Town Station e em 20 minutinhos você estará em frente à charmosa rua principal da cidade.

O que fazer em Alexandria - No alto da King Street Station, estação de metrô

Para facilitar sua vida, vou listar abaixo um roteirinho pra você conhecer o melhor de Alexandria com direito a um plus caso você esteja cogitando um destino de Réveillon! 🎇

O que fazer em Alexandria - Salve este post no Pinterest

Que tal salvar este post no seu painel do Pinterest para uma inspiração de viagem futura? 🙂


O que fazer em Alexandria
GEORGE WASHINGTON MASONIC NATIONAL MEMORIAL
(website)

O que fazer em Alexandria - Memorial Masônico à George Washington

Começo falando deste lugar porque é impossível perdê-la de vista!

Basta descer na estação de metrô King St – Old Town e você já se deparará com este incrível monumento no alto de uma colina.

Trata-se de um “monumento barra museu” construído em homenagem ao conhecido Pai da Nação americana e o mais famoso originário de Alexandria – George Washington.

Visitei apenas a área externa do complexo – os jardins e o alto das escadarias, onde já pude desfrutar de uma vista sensacional da cidade! Contudo, quem se interessa pela história de George Washington (e consequentemente, da maçonaria), deverá participar de um tour guiado pelo museu que sai de hora em hora no valor de U$ 15 por pessoa. Li que a vista lá do alto da torre de 360º é absolutamente deslumbrante.


O QUE FAZER EM ALEXANDRIA
uMA CAMINHADA PELA KING STREET

O que fazer em Alexandria - Caminhando pela tranquila King Street

A King Street é aquele tipo de rua tão graciosa que você caminha e caminha por ela sem querer que os seus quase 2 quilômetros de extensão cheguem ao fim!

Nela se concentra o centrinho de Alexandria e é justamente ali que a cidade ganha vida.

Você encontra lojinhas de bairro não convencionais (onde você pode adquirir peças exclusivas) e também aqueles famosos lojões de rede (Ross Dress for Less, GAP, H&M e afins…); tem os típicos cafés americanos que tanto amamos (Panera, Starbucks e Dunkin’ Donuts) mas também cafézinhos bairristas aconchegantes e com mais cara de dia-a-dia, sabe? Tem restaurantes, mercado e comércio local em geral – tudo isso “floreado” pelos tradicionais prédios de tijolinhos vermelho (red bricks) e com fachadas tão encantadoras que fazem a sua caminhada pela King Street ser um passeio ainda mais prazeroso!

O que fazer em Alexandria - O sol na King Street

Mas se você prefere economizar os seus passos sem dispensar a visita à King Street, seus problemas acabaram! Basta descer na estação de metrô da King Street e bem na sua frente você verá uma central de ponto de ônibus.

Por ali passa a cada 15 minutos um trolley (que é um bondindinho vermelho) que te levará para passear por toda a extensão da King Street, do início ao fim, custando a pequena bagatela de… de?… está preparado?… ZERO DÓLARES! Isso mesmo, é totalmente de graça!

O que fazer em Alexandria - Trolleys que circulam pela King Street

Basta entrar e puxar a cordinha para descer na estação seguinte!

E já que você pode subir e descer quantas vezes quiser, que tal aproveitar para descer em todos os lugares que chamarem a sua atenção?

O que fazer em Alexandria - Desbravando a King Street de Trolley

O que fazer em Alexandria - A prefeitura de Alexandria

A prefeitura de Alexandria também fica localizada ali na King Street

O que fazer em Alexandria - King Street

E para voltar, o trolley te deixará novamente em frente à estação do metrô, então não há motivos para economizar ainda passos em Alexandria, combinado?


O QUE FAZER EM ALEXANDRIA
A BEIRA MAR & O porto:
WATERFRONT PARK & HARBOR

O que fazer em Alexandria - Waterfront Park

Pois é… uma hora ou outra a King Street chega ao fim…

Mas não se aflija que o final dela culmina na beira do Rio Potomac, onde há uma espécie de calçadão: o Waterfront Park.

É uma área super agradável com alguns restaurantes s lojinhas. É uma delícia passear pela sua orla!

O que fazer em Alexandria - O calçadão do Waterfront Park

O que fazer em Alexandria - A área do porto no Waterfront Park

Quem sabe você está se perguntando o motivo das fotos mostrarem apenas bancos vazios e nenhuma vivalma caminhante pela área, certo?

Bom, neste dia o motivo era a sensação térmica de nada menos que -15º C! Só turistas vindo de muito longe como nós é que tem a coragem requerida pra se colocar o rosto pra jogo num dia tão frio assim! Mas quer saber? Nada que um café bem quentinho na mão enluvada não resolva!

E convenhamos que o frio trás um charme todo especial para nós, que somos filhos de um país tropical, não é?

O que fazer em Alexandria - Passeando pela orla

O que fazer em Alexandria - Inverno na orla marítima

Inverno na orla…

Passeamos pela orla tranquilamente, conhecemos o Founders Park pelo caminho e curtimos toda a calmaria de um final de tarde.

Ao longe conseguimos até mesmo avistar o “pequenino” Monumento de Washington – ele realmente se destaca!

O que fazer em Alexandria - o vizinho ostentoso - monumento de washington

O vizinho ostentoso!

E na sua volta à cidade, deixo aqui uma dica de lugar que descobrimos ao acaso: um supermercado incrível chamado “Giant Food”. Todo lindo, decorado, muitos samples (aquelas amostras grátis que amamos experimentar sem precisar pagar!). Vale muito a pena visitar!

E por falar em supermercados, em Alexandria você também encontra fácil o Trader Joe’s e o Whole Foods – este último é o meu supermercado preferido da vida!


O QUE FAZER EM ALEXANDRIA
TORPEDO FACTORY: FÁBRICA DE TORPEDOS
(WEBSITE)

O que fazer em Alexandria - Fachada da Fábrica de Torpedos

A primeira vista, pode parecer bem estranho e improvável eu incluir uma fábrica de torpedos militares como ponto turístico, não é? Eu também achei estranho quando li a respeito pela primeira vez!

👆 SÓ PRA TE SITUAR UM POUQUINHO NA HISTÓRIA:

Assim que a Primeira Guerra Mundial terminou, nos primórdios de 1918 os Estados Unidos resolveu abrir fábricas de torpedos pelo estado da Virgínia, o que acabou transformando a região em um polo de armas de destruição em massa. Você já pode imaginar como a produção ficou a todo vapor quando a seguir se iniciou a Segunda Guerra Mundial, não é? A cidade fervilhava! Contudo, após a paz ser declarada em 1945, a fábrica de torpedos perdeu sua utilidade e se transformou em um depósito bélico não utilizado.

 

Mas aquela estrutura de localização privilegiada bem às margens do Rio Potomac não poderia ser dispensada assim! Então em 1969 o prédio foi transformado em uma verdadeira (e literal) obra de arte: hoje abriga 82 estúdios, galerias e escolas de artes plásticas – um do lado do outro – e que converteram o local na maior coleção de estúdios de artes dos Estados Unidos.

O lugar é um bálsamo para os olhos! Caminhe sem pressa e aprecie as obras de incríveis artistas por toda a galeria!

Vale ressaltar que a entrada é gratuita. 😉

Este slideshow necessita de JavaScript.


O QUE FAZER EM ALEXANDRIA
UM BÔNUS CASO VOCÊ ESTEJA PELA REGIÃO NO RÉVEILLON…

Se você estiver pela região de Washington durante a época do Réveillon, tenho uma ótima dica pra você!

A cidade de Alexandria promove todos os anos um evento chamado First Night Alexandria, que movimenta toda a área de Old Town da cidade numa mesma celebração no dia 31 de Dezembro.

No último ano nós participamos do evento e foi uma experiência única!

Coletamos as nossas badges da inscrição, pegamos a programação das várias atrações e começamos a explorar!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os eventos da programação ocorrem em vários estabelecimentos espalhados da cidade (porém concentrados na área da Old Town, onde você pode fazer tudo a pé mesmo!).

É necessário que você analise a programação e se programe um pouco antes, selecionando quais eventos você vai querer participar, porque alguns ocorrem no mesmo horário. Mas as atrações são super ecléticas e agradam a todos os gostos!

A festa já começa à tarde com uma divertida “Caça ao Tesouro”. Um local é designado como ponto de partida e a medida que você vai desvendando as pistas, você passeia por vários lugares turísticos da cidade. A gincana atrai muitos pais com crianças, mas dá pra perceber o quanto todos na cidade se envolvem, gerando aquele clima gostoso e divertido.

Fomos até uma escola de yoga onde curtimos um show de música celta bem intimista e de uma vibe bem tranquila e aconchegante para começarmos o ano! A dupla de artistas era a Razor Hill (Celtic Machinations) com Lauren Smith e Jim Lawrence – uma delícia de música!

Em seguida fomos até o Teatro de Alexandria onde assistimos a um show de mágicas do artista Mike Rose. Foi super divertido e interativo! As crianças na plateia iam sendo convidadas ao palco na medida que a apresentação transcorria e fizeram a maior festa!

O que fazer em Alexandria - O mágico Mike Rose no evento First Night Alexandria

Apesar do frio congelante deste dia de virada de ano, passear pela King Street totalmente iluminada por luzinhas nas árvores e postes foi uma experiência inigualável!

O que fazer em Alexandria - King Street a noite

O que fazer em Alexandria - First Night Alexandria

E nem a sensação térmica de -18º C deste dia impediu a comunidade de se encontrar à meia-noite nas margens do rio Potomac para assistir a bela festa de queima de fogos que estouram no meio do rio.


Enfim, para mim, Alexandria foi uma grata surpresa! Fiquei encantada com a cidade e gostaria muito de voltar para lá no verão ou em uma meia estação para sentir o clima mais agitado da cidade!

Ah, e em um post futuro falarei da cidade vizinha à Alexandria – National Harbor, que guarda uma curiosidade.

🤓 Você sabia que vindo de Washington à Alexandria de metrô e depois cruzando a ponte até National Harbor você cruza três estados americanos? É isso mesmo! São o Distrito de Columbia, o estado da Virgínia e o de Maryland respectivamente!

E eu finalizo este post com a frase que expressa a visão da própria cidade de Alexandria em seu plano estratégico:

Alexandria é uma cidade vibrante, diversa, histórica e bela. De vizinhança única e povos urbanos múltiplos. Lugar em que sentimos orgulho de nossa grande comunidade.


* Vivajando participou do evento de Réveillon através da gentil convite de First Night Alexandria.

O que fazer em Alexandria O que fazer em Alexandria O que fazer em Alexandria O que fazer em Alexandria O que fazer em Alexandria O que fazer em Alexandria O que fazer em Alexandria

(Visited 124 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *