Passeios em Saint Augustine – O Segredo Mais Bem Guardado da Flórida

Passeios em Saint Augustine – O Segredo Mais Bem Guardado da Flórida

Você já foi à Florida, nos Estados Unidos?

A cada dia, mais e mais brasileiros respondem “SIM” à esta pergunta.

A quantidade de brasileiros pela Flórida é tamanha que muitas vezes aquele instinto de replicar um “desculpe” ou “com licença” em português mesmo tem grandes chances de compreendido pela pessoa a quem você se dirige!

Por outro lado, a maioria acaba resumindo o roteiro na dupla Miami e Orlando! É mais do que sabido que ambas as cidades tem muiiiito a oferecer – atrações estas já bastante esmiuçadas por blogs e sites internet afora.

Mas a intenção deste post é alertá-lo do seguinte:

EXISTE VIDA NA FLÓRIDA ALÉM DO EIXO MIAMI & ORLANDO, gente!

E se você aceitar dar uma oportunidade ao novo, eu garanto: você não vai se arrepender!

Hoje eu vou falar sobre uma cidade que é uma tetéia de fofa e que infelizmente não se lê muito a respeito nos guias da Flórida (muitos sequer ouviram falar dela!).

Trata-se de Saint Augustine, cidade que simplesmente leva o respeitável título de cidade mais antiga dos Estados Unidos, fundada em 1565 pelos espanhóis! (e você pensando que Nova Iorque ou Boston é quem levava este título, hein? Tsc, tsc! 😏).

Contudo, engana-se quem pensa que, por ser tão antiga, Saint Augustine é uma cidade arcaica, desetruturada, com uma aparência desgastada ou um matusalém à céu aberto! Nada disso!

A cidade é super preservada, organizada, preparada para receber turistas e completamente encantadora! A parte antiga da cidade é tão graciosa que é uma das maiores atrações turísticas da cidade!

Além disso, incluí-la no seu roteiro de parques é mais fácil do que se imagina! Ela fica localizada há apenas 2 horinhas de carro de Orlando – easy breazy!

E das diversas opções de passeios em Saint Augustine , dá só uma olhadinha no que você pode conhecer em uma caminhada pelo centrinho da cidade!

Passeios em Saint Augustine
ÍNDICE:

Castillo de San Marcos – a Fortaleza da Cidade

Uma Caminhada Pelo Centrinho a partir da Saint George Street:
City Gate: Os antigos portões da cidade
Authentic Old Drugstore: Uma autêntica farmácia de antigamente
* Potter’s Wax Museum: O primeiro Museu de Cera americano
* The Oldest Wooden School House: A escola de madeira mais antiga do país
Colonial Quarter: Quarteirão colonial
Pizza Time: Aquela ótima dica gastronômica
Plaza de la Constituición & Monumento da Constituição
Catedral Basílica de Saint Augustine
Bridge of Lions: Ponte dos Leões
Aviles Street
The Oldest House: A casa mais antiga de Saint Augustine
Lightner Museum & City Hall: Museu e prefeitura da cidade
Flagler College

Trolleys: Os bondes de passeio pela cidade

Passeios em Saint Augustine - Pinterest

Que tal salvar esta foto no seu painel do Pinterest como inspiração para sua futura viagem? 🙂

Pense em uma cidade pequena (possui cerca de 14 mil habitantes) mas que está TODA PREPARADA para receber turistas de todos os cantos do país e do mundo!

Saint Augustine é uma cidade pequena e acolhedora e lhe permite explorar a maioria das atrações através de um passeio a pé mesmo! Portanto, sapato confortável no pé e comece a desbravar!

E repare só na quantidade de atrações descritas como “mais antigo” ou “primeira” que você verá! São muitas!

UMA BREVE EXPLICAÇÃO HISTÓRICA PARA VOCÊ SE SITUAR:

Como dito anteriormente, Saint Augustine é a cidade mais antiga dos Estados Unidos, fundada pelos espanhóis em 28 de agosto de 1565.

Contudo você não encontrará na cidade construções anteriores à 1702.

O motivo? Na intenção de dominá-la, tropas inglesas sitiaram Saint Augustine por 50 dias, dias pelos quais os intrépidos espanhóis resistiram ao máximo até vencerem os soldiers no cansaço: os ingleses se renderam mas não sem antes cometerem um último ato de guerra: atearam fogo na cidade!

Após este triste episódio, a população de Saint Augustine se reconstruiu pela região de Old Town, localizada nos arredores do Castillo de San Marcos.

 


Passeios em Saint Augustine


CASTILLO DE SAN MARCOS – A FORTALEZA DA CIDADE

Passeios em Saint Augustine - Castillo de San Marcos

O Castillo de San Marcos é com certeza a principal atração de Saint Augustine.

Trata-se de uma fortificação construída pelos espanhóis de 1672 até 1695 para proteger Saint Augustine da expansão inglesa. Este é o forte mais antigo dos Estados Unidos e representa hoje um símbolo da colonização espanhola no país.

A visita ao Castillo de San Marcos vale muito a pena! Se você tiver que pagar para visitar apenas um lugar em Saint Augustine, este é o the one – apesar de eu recomendar fortemente as outras atrações que serão mencionadas abaixo!

Um fato interessante é notar que as paredes do castelo são formadas por corais e rochas compactadas que além de proteger o forte absorvendo o impacto da artilharia oponente, também ricocheteava as balas dos inimigos causando apenas pequenos danos à estrutura.

A visita te dá acesso à todo o castelo: um museu que conta em detalhes a rica história da colonização da região e do dia a dia dos oficiais na fortaleza; os quartos que eram ocupados pelos soldados, representação de ambientes da época, os funcionários do Castillo fardados como antigamente e prontos a responder qualquer pergunta, os canhões, a prisão… enfim, é muita coisa!

E há o plus adicional de desfrutar de uma visão magnífica lá de cima. Você vai perceber que a escolha daquele lugar específico para se construir o forte não foi a toa!

Este slideshow necessita de JavaScript.

E tem ainda outra experiência bastante interessante: os canhões são disparados todas as sextas, sábados e domingos (às 10h30, 11h30, 13h30, 14h30 e 15h30), portanto, não se assuste se você estiver passeando tranquilamente pela cidade e ouvir um estrondo! 💣


Passeios em Saint Augustine
UMA CAMINHADA POR OLD TOWN:
SAINT GEORGE STREET

Entrar na Saint George Street é como voltar no tempo, mais especificamente para 1695, quando ela começou a ser formada.

Passeios em Saint Augustine - Caminhando pela Saint George Street

E a principal rua da cidade é exclusiva para pedestres! Ali você encontrará mais de 25 estruturas super antigas que foram restauradas e estão disponíveis à visitação.

A minha sugestão é que você a percorra inteirinha seguindo a ordem abaixo:

Considerando o Castillo de San Marcos como ponto de partida, inicie o seu passeio no City Gate – que trata-se nada mais nada menos do que os muros do antigo portal da cidade. E fica a dica se você estiver de carro: nesta área é bem fácil encontrar estacionamentos pagos.

Passeios em Saint Augustine - O portal de entrada na cidade

Este portal inaugurado em 1739 proporcionava o único acesso através da linha de defesa do lado norte de Saint Augustine.

2 – Passando pelos muros, logo à sua direita você verá a Authentic Old Drugstore que trata-se de uma farmácia pequena e mega antiga, de 1887 – o acesso é gratuito.

3 – No mesmo local da farmácia funciona o Potter’s Wax Museum, que é o primeiro Museu de Cera dos Estados Unidos. Lá você encontrará exemplares da coleção original de 1949 com detalhes incrivelmente realistas (até o cabelo utilizado nos bonecos é verdadeiro). Alguns chegam até provocar uma sensação esquisita de tão perfeitos que são: parece que o “indivíduo” está realmente te encarando!

Você encontrará alguns famosos da atualidade, muitas figuras históricas (fazendo jus à cidade tão histórica, claro!) e até um “Hall do Terror” com personagens fantasiosos do cinema. O lugar não é tão grande quanto os Madame Tussauds, mas é bastante singular!

Este slideshow necessita de JavaScript.

4 – Agora sim: finalmente entre na Rua Saint George! Logo no início dela você se deparará com uma casinha de madeira ultra hiper mega antiiiiiga que com certeza vai chamar a sua atenção! Trata-se da Oldest Wooden School House – a escola de madeira mais antiga dos States, de 1788. Logo que você entrar nela, irá se deparar com um jardim muito bem cuidado e ornamentado que você logo perceberá ser o lar de trocentos mil esquilos! 🐿🐿

Ali no jardim você vê a cozinha que ficava separada do ambiente principal da escola para evitar excesso de calor e também para o caso da cozinha pegar fogo – assim a escola estaria a salvo!

Já dentro da escola em si (que também era a casa do professor e sua família, no segundo andar da casa) o ambiente retrata uma aula com bonecos que explicam através de um diálogo gravado os fatos mais interessantes do local e seus costumes antigos.

Outro fato interessante de reparar é na corrente que envolve a escola, que foi posta lá no ano de 1937 para protegê-la como uma âncora no caso de passar algum furacão pela região.

Ao final do passeio você leva um diploma de visitante para guardar de recordação!

Passeios em Saint Augustine - Oldest Wooden School

Passeios em Saint Augustine - Oldest Wooden School em Saint Augustine

Passeios em Saint Augustine - Pátio externo da Oldest Wooden School

5 – Em frente à escola fica localizado o Colonial Quarter, que é um museu interativo com funcionários vestindo roupas de época e que promove uma volta ao passado colonial da cidade.

6 – Continuando a sua caminhada, espero MUITO que você esteja de estômago vazio! Ali pela St. George Street você notará uma infinidade de lojas, cafeterias e docerias, mas se eu puder deixar só uma dica gastronômica (e econômica) seria esta: NÃO DEIXE DE IR na pizzaria italiana Pizza Time, que foi eleita e segunda melhor pizza dos Estados Unidos pela Trip Advisor (a primeira é do Brooklyn, em Nova Iorque). O lugar faz MUITO jus à este título (e de pizza, modéstia a parte, eu posso dizer que entendo!). E compre também o famoso pãozinho de alho de entradinha! ele vem com um molho de tomate caseiro de lamber os beiços! E olhe: enfrente a fila mesmo que esteja grande!

Vá, só vá! E desde já… “de nada”! 😋

Passeios em Saint Augustine - Pizza Time - água na boca

Passeios em Saint Augustine - Saint George Street - rua de pedestres

Passeio pela Saint George Street, a rua só para pedestres da parte antiga de Saint Augustine.

O final desta caminhada deliciosa pela Saint George Street culmina em outros três pontos turísticos:

7 – A Plaza de la Constituición (sim, o nome é assim mesmo em espanhol!) – a primeira praça pública dos Estados Unidos estabelecida por ordenança da corte espanhola em 1573! 🙂

E nessas alturas você já percebeu o motivo pelo qual tudo aqui é o “primeiro” ou o “mais antigo”, né?

Passeios em Saint Augustine - Praça da Constituição

Praça durante o evento “Nights of Lights” – Noite de Luzes (com o Monumento da Constituição ao fundo).

MAIS UM POUQUINHO DE HISTÓRIA:
O Monumento da Constituição
Passeios em Saint Augustine - Monumento da Constituição
Em março de 1812 o parlamento espanhol redigiu a Constituição Espanhola e um decreto foi emitido para que todas as cidades do império espanhol renomeassem suas pricipais praças como “Praça da Constituição” e construíssem monumentos em comemoração ao novo governo constitucional espanhol.
O Monumento da Constituição de Saint Augustine – na época, capital da colônia espanhola da Florida – foi construído em 1813 em celebração à este momento.
Contudo, em setembro de 1814 chegou a notícia de que este governo constitucional havia sido derrubado e que a monarquia havia sido re-estabelecida – com isso, um segundo decreto real foi emitido para que todos os tais monumentos fossem destruídos.
Mas os oficiais em Saint Augustine resistiram à ordem e se recusaram a demolir aquilo que tinha lhes dado tanto trabalho e tempo para construir, e portanto, o Monumento da Constituição de Saint Augustine localizado bem no centro da praça é o único monumento remanescente e inalterado daquela época.

 

8 – A Catedral Basílica de Saint Augustine fica localizada bem em frente à praça da Constituição, esta é uma das catedrais mais… mais? – (adivinhe!) – antigas dos Estados Unidos!

Sua construção iniciou-se em 1793 e foi concluída em 1797, tornando-se uma catedral em 1870.

Em 1887 ela foi destruída por um incêndio que deixou de pé apenas as paredes de seu exterior.

Passeios em Saint Augustine - A Basílica

9 – Bridge of Lions = Ponte dos Leões: A ponte principal de Saint Augustine é retrátil e foi construída em 1926. Ela é guardada por dois imponentes leões de mármore de 1927.

Os mais empolgados podem cruzá-la a pé para desfrutarem de uma visão incrível, podendo observar toda a orla da cidade de um outro ângulo.

Passeios em Saint Augustine - Ponte dos Leões

10 – Passando a praça e a ponte dos leões, procure pelo portal da Aviles Street; uma  ruelinha de pedras bem charmosa. Nela você encontrará restaurantes, museus, lojinhas de antiguidades e galerias de arte – tem de tudo um pouco!

E pra quem está gostando dos títulos, esta é a rua planejada mais antiga dos Estados Unidos! 😆

11 – Um pouquinho mais adiante da Aviles Street, na Charlotte Street você pode ver a Oldest House. Trata-se de uma casa de estilo espanhol que é a mais antiga da cidade. Ela foi construída em 1702, logo após os ingleses atearem fogo na cidade.

Em 1970 ela tornou-se um marco histórico reconhecido, e hoje o seu museu, sua galeria de exposição e jardim externo são áreas preservadas pela Sociedade Histórica de Saint Augustine.

Passeios em Saint Augustine - The Oldest house

Depois dessa passeada pela Aviles Street você pode seguir caminhando à duas outras atrações.

12 – Subindo pela King Street, a primeira parada é o Lightner Museum – um museu de uma arquitetura impressionante; só os jardins e a fachada do lado de fora do museu já fazem valer a caminhada!

A exposição do museu inclui objetos dos Anos Dourados Americanos (trajes, artefatos do dia a dia, instrumentos musicais, mobílias, etc), além de que ali também funciona o City Hall de Saint Augustine, que é a prefeitura da cidade.

Devido ao pouco tempo que tive na cidade, só consegui visitar a parte externa, que com o evento especial da época – o Night of Lights celebrado durante a época de Natal – deixou o local ainda mais incrível!

Passeios em Saint Augustine - Lightner Museu

Passeios em Saint Augustine - Lightner Museu

13 – Logo na frente você verá uma outra construção imponente: o Flagler College, um antigo hotel de 1888 – que na época se chamava Hotel Ponce de Leon e era um dos mais luxuosos do mundo – e que hoje abriga um colégio/faculdade I-N-C-R-Í-V-E-L, de uma estrutura totalmente preservada e com uma arquitetura opulente e simplesmente magnífica.

Ah se eu pudesse voltar no tempo e tivesse a oportunidade de escolher aonde quero estudar! Este lugar seria um sério candidato!

Vale a pena dar uma bela caminhada pelo campus (a entrada e a visita à rotunda e ao campus é gratuita e aberta ao público), ou até mesmo considerar fazer o tour guiado por lá!

Este slideshow necessita de JavaScript.


Passeios em Saint Augustine
TROLLEYS (os BONDES DE PASSEIO)

Passeios em Saint Augustine - Trolleys

Fonte das imagens: Old Town Trolley & Red Train Tours

Essa dica é pra quem se cansa só de pensar em dar toda esta caminhada pela cidade – calma lá que nem tudo está perdido!

Saint Augustine oferece opções de passeios de trolley pela cidade, que são tipo trenzinhos que levam o povo à todos os pontos turísticos da cidade no sistema desce & reembarca.

Existem ofertas de passeios diurnos e noturnos – alguns inclusive são temáticos (natalinos, temas da estação ou até os “Ghost Tour” que incluem visitas àos cemitérios!).


Passeios em Saint Augustine - Saint Augustine

No próximo post eu falo a respeito de mais três atrações super bacanas, mas que ficam um pouquinho mais afastadas do centrinho da cidade e requerem o deslocamento por carro (ou trolley!) e que são da mesma forma imperdíveis:

  • A Fonte da Juventude – Sim, ela existe e é um parque arqueológico cheio de atraçoes!
  • A Antiga Prisão – Uma autêntica prisão de Saint Augustine com histórias aterrorizantes!
  • Alligator Farm – Uma fazenda dominada por jacarés y otros bichitos más!

LEIA O POST SEGUINTE CLICANDO NESTE LINK!!


* O Vivajando visitou as atrações destacadas em asterisco através da gentil parceria com o portal Visit St Augustine.

 

Viaje com Desconto

Se este post te ajudou, utilize os links abaixo para programar a sua viagem!

Você ajuda o blog e não paga absolutamente nada a mais por isso! 🙂

HotelReserve o seu hotel em qualquer lugar do mundo pelo Booking clicando neste link e durma sossegado!

SeguroO seguro morreu de velho! Contrate um seguro de viagem e viaje tranquilo! O pagamento pode ser feito em até 6 x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto!

Chip de CelularE claro… fique sempre conectado durante a sua viagem adquirindo com antecedência um chip para uso no exterior!

 

Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine PassePasseios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine Passeios em Saint Augustine

(Visited 1.314 times, 1 visits today)

4 comentários sobre “Passeios em Saint Augustine – O Segredo Mais Bem Guardado da Flórida

    • vivajando disse:

      Fico muito feliz, Elisangela! Tenho certeza de que você vai amar Saint Augustine, a cidade é encantadora!
      E não se esqueça de comer uma fatia da Pizza Time por mim! rs 😉 Beijo!

  1. MARIANA LIMA STORINO ALVES disse:

    Ola Cris! Amei suas dicas, o jeito como escreve, tudo! Estou indo para lá em outubro com marido e filho. Muitas perguntas para fazer. O segundo post já saiu?
    Vou ficar dois dias e não sei se dá tempo de fazer tudo…
    Bjos

    • vivajando disse:

      Oi Mari! Puxa, que comentário mais querido – muito obrigada! 🙂
      Vou antecipar este post e publicá-lo até o final da próxima semana, tá?
      Tenho certeza que você vai AMAR Saint Augustine! E é uma cidade super acolhedora e bastante lúdica para viajar com crianças também! Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *