[Tá Tudo Dominado] – PERTH (Austrália) por quem mora lá

[Tá Tudo Dominado] – PERTH (Austrália) por quem mora lá

Hoje temos mais uma convidada na série “Tá Tudo Dominado” – projeto do blog em que conhecemos brasileiros que estão espalhados por esse mundão afora e que, como locais, compartilham informações culturais e dicas bastante interessantes para quem está planejando uma viagem ao determinado destino ou ainda, aos pretendentes a futuros moradores! 🌎

E a convidada de hoje é a Flora Wegner, uma catarinense que se mudou para o outro lado do mundo há um ano juntamente de seu marido e sua filhinha de 3 anos. O destino? Uma cidade conhecida por ser “a capital mais ensolarada do mundo“. Estamos falando de Perth, na Austrália!

Que tal aproveitar e ler depois os demais posts da série “Tá Tudo Dominado“? 😉

Perth - Foto em família

Olá Flora! Pra começarmos, nos conte um pouquinho sobre você!

Sou Flora, 34 anos, bacharel em direito, porém nunca exerci a profissão – sempre trabalhei na empresa da minha família.

Sou de Balneário Camboriú, Santa Catarina.


Há quanto tempo você está morando em Perth? Houve algum motivo especial para você escolher esta cidade em específico?

Minha família e eu estamos morando em Perth há quase um ano .

Estávamos precisando de uma mudança de ares e escolhemos a Austrália porque o processo de visto era um pouco mais simples em relação a outros países.

Escolhemos a cidade de Perth por ser uma cidade grande, com ótima infra estrutura e com muitas belezas naturais nos arredores.

Perth - Skyline


E como foi a adaptação de vocês ao país? Vocês chegaram a enfrentar alguma dificuldade?

Nossa adaptação foi bem tranquila, principalmente para a nossa filha, Sarah, que dominou a língua em menos de seis meses.

É muito fácil para nós que somos brasileiros, a adaptação em um lugar com qualidade de “primeiro mundo”, parques, atividades culturais e serviços que funcionam perfeitamente. São o contrário do que o que estamos acostumados.

Acostumar-se com o que e bom, e muito fácil! 😀

Perth - Convívio com Cangurus


Houve alguma situação diferente que particularmente lhe chamou a atenção logo que você chegou na Austrália?

Não posso falar muito da Austrália como um todo porque ainda não viajamos muito, nem chegamos sair do nosso estado ainda. Mas o que mais me surpreendeu aqui na região em que moramos foi a quantidade de dependentes químicos: 1 em cada 17 adultos aqui é usuário de metanfetamina, e esse e um número alarmante.

O estado concede inúmeros benefícios a quem esta desempregado e muitos usuários de drogas acabam optando por não trabalhar, já que o governo não os deixa desamparados.


Com que palavra ou expressão você definiria Perth?

This is so Perth” é uma expressão que se usa muito por aqui para definir hábitos bem característicos da cidade. Inclusive o isolamento geográfico faz as pessoas daqui terem hábitos bem particulares.

Um vislumbre de Perth


E qual foi a diferença cultural mais evidente que você encontrou na Austrália em comparação ao Brasil?

A maior diferença cultural que eu notei entre o Brasil e a Austrália foi a presunção de honestidade das pessoas.

A maioria dos grandes supermercados e lojas não tem funcionários operando os caixas; você faz as suas compras, registra os produtos em uma máquina e paga com cartão ou dinheiro sem que ninguém esteja vigiando você de perto.

É claro que as grandes redes lucram muito extinguindo tantos cargos, e esse lucro é bem maior do que a margem de produtos furtados, mas ainda assim a maioria das pessoas cumpre as regras.


E as expectativas que você tinha antes de se mudar foram de encontro com a realidade que você encontrou?

Eu não tinha muitas expectativas porque nem imaginava como seria a vida aqui! Alguns pontos eu posso dizer que me surpreendi positivamente e em outros negativamente.

Esse problema das drogas aqui é mesmo muito sério e causa inúmeros transtornos. Outro dia eu estava na rua esperando o meu marido e uma mulher passou por trás de mim e me deu um empurrão pelas costas – eu já ia xingar ela mas quando olhei, percebi na hora que se tratava de uma usuária de drogas. Esse é o tipo de coisa que eu realmente não esperava, mas pensando bem, pode acontecer em qualquer lugar.


Como você terminaria a frase: “Você não pode sair de Perth sem…”?

Conhecer as lindas praias da região!

Perth - Cottesloe Beach

Cottesloe Beach


Se você fosse indicar um roteiro de alguns dias, quais seriam aquelas atrações que você considera “imperdíveis” para se ver ou fazer pela sua cidade?

A cidade de Perth é muito grande e os arredores contam com inúmeras praias paradisíacas e muitos parques naturais.

Mas se eu fosse recomendar algumas atrações na cidade, não poderia deixar de citar:

– O Kings Park que é um dos maiores parques urbanos do mundo e uma verdadeira obra de arte paisagística;

Perth - Kings Park

Kings Park: um dos maiores parques urbanos do mundo, com quase o dobro do tamanho do Central Park de New York!

– Um passeio para Fremantle que é o bairro histórico de Perth, cheio de barzinhos e restaurantes charmosos e com muitos artistas de rua;

Perth - City of Fremantle

Perth - City of Fremantle

City of Fremantle

– Conhecer Rottnest Island, que é uma ilha a 40 minutos da costa acessível por um sistema diário de barcos. A ilha é incrível e tem infraestrutura completa – lá você pode alugar bicicletas para conhecer a ilha, visitar o farol, ver um lago cor de rosa, ou beber champanhe em um restaurante sofisticado a beira mar. Um passeio de um dia já vale a pena, mas se for possível, deve-se passar uma noite na ilha, pois valerá muito a pena.

Perth - O farol de Rottnest Island

Perth - Rottnest Island

Rottnest Island

– Por último, recomendo a qualquer um que vá conhecer o Cavershan Wildlife Park onde se pode ver muitos pássaros locais, coalas fofos, interagir com cangurus e conhecer o trabalho de cães pastores. Para as crianças especialmente é um passeio incrível.

Perth - Cavershan Wildlife Park

Perth - Cavershan Wildlife Park

Cavershan Wildlife Park


Existe alguma especialidade gastronômica que um visitante deve provar ao visitar Perth: um petisco, um prato típico ou algo que possa até parecer um tanto “estranho” para o paladar brasileiro?

A Austrália não tem muita tradição gastronômica, talvez por ser um país tão jovem (menos de 250 anos ) e com uma população tão miscigenada (40% dos cidadãos australianos não nasceram aqui!).

O fato é que aqui as pessoas tomam um café da manhã bastante calórico – bacon, ovos e tudo mais – depois fazem um lanchinho simples na hora do almoço – um sanduíche ou salada geralmente – e preparam um jantar quente à noite.

Mas tem uma coisa sim que é bem típica e que todo australiano ama que é o Vegemite: uma pasta marrom que parece Nutella – mas so parece! –  porque na verdade e um troço salgado muito esquisito e com cheiro de ração de cachorro. Para os estrangeiros é algo muito estranho, tem até concurso para ver quem tem coragem de comer uma colherada de Vegemite!

No meu armário da cozinha tem um pote há uns 7 meses e até agora eu não tive coragem de experimentar! 😋


Você conhece alguma dica “de um local” para se poupar dinheiro por aí?

Restaurantes são bastante caros aqui por causa do alto preço dos serviços, então se alguém quiser economizar, eu recomendo fazer compras no supermercado e cozinhar ao ar livre!

Todos os parques tem churrasqueiras elétricas de uso gratuito e elas funcionam super bem! Então, que tal comprar uma refeição no supermercado e curtir um piquenique no parque?

Perth - Piquenique no parque


Se você tivesse que escolher uma café e um museu, quais seriam?

Infelizmente museu é o ponto fraco de Perth. A cidade tem tantos espaços públicos abertos que eu acho que o povo aqui não se interessa muito por museu.

A Art Gallery of Western Australia é o único grande museu da cidade, mas que em compensação existe um calendário cultural super legal com atrações o ano todo.

Café é um caso sério: o pessoal aqui AMA café e a cidade tem milhares de cafes legais! Eu sugiro fortemente o Greens e Co. em Leederville e o Little Bird em Northbridge.


Você teria alguma sugestão legal pra quem quer sair à noite?

Fremantle e Leederville são os bairros mais animados da cidade e tem muitos bares e restaurantes legais.

Nas sextas feiras todos saem do trabalho mais cedo e os bares do CBD (Central Business District) ficam lotados de gente animada para o fim de semana.

Perth - Freemantle


Você considera fácil se locomover pela cidade tanto a pé como utilizando o transporte público?

Sim! Perth é uma cidade muito bem servida de linhas de trens e ônibus. Não é barato, mas funciona muito bem!


Uma das decisões mais difíceis para os turistas na hora de planejar a viagem é escolher a região onde você vai se hospedar. Qual área você aconselharia alguém a procurar por opções de hospedagem?

A escolha do melhor lugar para se hospedar depende muito do que você vai querer ver na região. Se a sua intenção é só curtir praia, então Cottesloe, Scarborough ou South Fremantle são as melhores opções.

Mas se você quer o melhor dos dois mundos, então é melhor hospedar-se na cidade e usufruir do transporte público para se locomover por toda a região.

Perth - Cottesloe Beach

Cottesloe Beach

Perth - Sculpture By The Sea - Cottesloe

Sculpture By The Sea – Cottesloe


Hora das compras! Você tem alguma boa sugestão para vai disposto a fazer compras?

Em Perth tem opções de compras para todos os bolsos – desde lojas de mega grifes como Chanel, Gucci, Versace, MiuMiu, Prada.

As econômicas Zara e H&M e também as baratinhas Target e Kmart.

Para quem gosta de compras e um prato cheio! Ah, tem Ikea também. 😃


Existe algum ítem típico local que você sugeriria pra se trazer como lembrança da viagem?

Perth está localizada em uma região produtora de ótimos vinhos, então eu recomendo checar a quantidade de garrafas que a sua companhia aérea permite levar e investir em algumas boas garrafas de vinho australiano. Garanto que não irá se decepcionar!

Perth - Vinho


Qual é o “maior segredo” de Perth? Pode ser uma lojinha, um parque, um café, uma galeria, um barzinho… Algo que seja bem “a sua cara”!

Leederville é o meu lugar favorito em Perth. Bons restaurantes, muita arte de rua – tem até um mapa dos melhores painéis de street art do bairro para você fazer um walking tour – e também lojinhas super legais onde você encontra coisa que não encontrará em outros lugares.

Perth - Leederville Street Art

Perth - Leederville Street Art


Por último, diga pra nós: o que você guardará pra sempre dessa experiência?

Com certeza a melhor coisa de morar na Austrália é a liberdade da minha filha. Vê-la correndo livre pelos parques imensos, se desenvolvendo normalmente como uma criança deve ser, isso não tem preço. Acho muito triste ser uma criança de apartamento. Aqui nós moramos em um apartamento mas passamos todo o nosso tempo livre na rua. Em pouquíssimo tempo minha pequena se transformou em uma criança de 3 anos que tem uma segunda língua.

Nossa vida aqui é muito mais simples do que a que temos no Brasil, mas ao mesmo tempo muito mais rica. Espero guardar essa riqueza simples para sempre.

Agradeço muito por sua disposição e colaboração com o blog, Flora!  ♥ 

Já fiquei morrendo de vontade de pegar o próximo voo até Perth pra começar a desbravar o outro lado do mundo!

… e cada fotografia no instagram da Flora transmite toda a riqueza dessa experiência em família!

Perth - Familial unida

Fonte das imagens: Instagram @florawegner

Viaje com Desconto

Se este post te ajudou, utilize os links abaixo para programar a sua viagem!

Você ajuda o blog e não paga absolutamente nada a mais por isso! 🙂

Que tal pesquisar pelos preços das passagens aéreas mais em conta no dia? Clique aqui e garanta a economia!

HotelReserve o seu hotel em qualquer lugar do mundo pelo Booking ou pelo Hoteis.com clicando nestes links e durma sossegado!

SeguroO seguro morreu de velho! Contrate um seguro de viagem e viaje tranquilo! O pagamento pode ser feito em até 6 x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto!

Carro Quer alugar um carro para aquela road-trip sensacional? A cobrança é feita em reais, sem IOF, em até 12 x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto!

Chip de CelularE claro… fique sempre conectado durante a sua viagem adquirindo com antecedência um chip para uso no exterior!

(Visited 24 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *