Fotografia Para LEIGOS: Dicas Simples, (Super) Fáceis e Práticas

Fotografia Para LEIGOS: Dicas Simples, (Super) Fáceis e Práticas

Todo viajante que se preze gosta de fotografia.

Uns são do tipo “apaixonados”; fotografam trocentas vezes o mesmo lugar só para ter a satisfação de escolher o retrato ideal que ficou com as cores, ângulo e iluminação ideal.

Outros são mais comedidos: gostam de registrar alguns de seus momentos preferidos da viagem para depois poderem revivê-los através das imagens captadas.

O leque se abre ainda mais quando incluímos os fanáticos por selfies, os caçadores de likes das redes sociais, os imitadores de poses blogueiras e os especialistas em refeições frias (já que a comida tem que ser fotografada mil vezes antes de saboreada!).

Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: Tirando fotos

Mas eu não estou aqui pra julgar ninguém! Longe de mim querer me nomear especialista no universo fotográfico!

Justamente por isso – por eu ser do tipo tão leiga que utiliza apenas os recursos automáticos da câmera + filtros de aplicativos – eu acredito que seria de boa valia compartilhar algumas dicas simples e tremendamente fáceis para ajudar você, leitor, a tirar fotos cada vez melhores utilizando os recursos fáceis disponíveis tanto no seu celular quanto nas máquinas fotográficas!

Aqui você não vai ler nenhum termo técnico ou palavras difíceis, mas verá que atitudes simples podem nos ajudar a conseguir aquela bela foto instagramável!



fotografia para leigos: dicas simples para tirar BOAS FOTOS com o seu CELULAR

 

Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: Tirando boas fotos do celular

Começando pelo básico: Limpe a Lente!

As vezes você nem percebe o quanto uma lente suja prejudica a foto! Mas basta passar um paninho seco por cima da lente e você já perceberá a diferença de imagem.

Vá por mim e faça deste o seu primeiro passo sempre que for começar a fotografar com seu celular!


Ative o recurso “HDR” do seu celular

Um recurso chamado HDR está presentes na maioria dos smartphones atuais e a sigla significa High Dynamic Range (quem aí pensou que o “HD” significava high definition levanta a mão! 🙆) que produzirão fotos mais nítidas e com uma aparência mais profissional. Em resumo, o recurso projetará por conta própria a quantidade de luz necessária para captar tanto as partes mais claras quanto mais escuras do local fotografado.

Ative-o nas seguintes situações:
– Amplas paisagens panorâmicas: tudo que envolve céu, terra, lugares grandes e amplos;
– Lugares muito ensolarados: O HDR regulará a iluminação para a imagem sair mais nítida;
– Ambientes escuros e com pouca luz: O HDR não fará milagres, mas iluminará um pouco melhor o objeto que está em seu primeiro plano.

Desative-o nas seguintes situações:
– Fotos em movimento: O HDR aumenta a chance da foto borrar;
– Cores vivas: No caso, o HDR pode tornar cores vivas ainda mais vibrantes.


Utilize um Selfie Stick
(o famoso “pau de selfie” que, fala sério, soa bem menos elegante!) 😄

Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: Tirando Selfies durante a viagem

Eu assumo que essa pode ser uma dica bem controversa, pois parece que existe dois clãs formados neste assunto: os que amam e os que odeiam o bendito/maldito pau de selfie.

Mas pense comigo: quando você tira uma selfie comum (não estou falando daquelas tiradas em frente ao espelho!) uma dessas coisas certamente acontecerá:

  • Posicionando o celular de cima pra baixo, você acabará achatando o seu corpo e consequentemente sairá com uma testa enorme;
  • Seu rosto ficou muito aproximado da foto? Duplo queixo na certa!
  • A a proporção do braço fica geralmente beeeem estranha com relação ao resto do seu corpo;
  • E por último, o óbvio: se você está batendo a selfie com outras pessoas, você VAI parecer ser sempre a mais rechonchudinha da turma – fato!

E não há desculpas! O pau de selfie é baratinho e é sempre um bom companheiro!

Os modelos vendidos por aí são bem portáteis e cabem em qualquer bolsa/mochila. Além disso, as fotos tiradas com ele dão uma amplitude maior do que as fotos tiradas com o seu braço – afinal de contas a gente quer que o cenário da viagem saia na foto, não é mesmo?

Se você estiver viajando sozinho então… ele é item obrigatório! E tem um detalhe: se você souber enquadrá-lo bem, o bastão nem aparecerá na foto. Difícil vai ser aguentar aquela amiga curiosa perguntando cheia de ironias: “– Hmm… quem foi que bateu essa foto pra você, hein?“.


 

fotografia para leigos: câmeras semi-profissionais

 

Se você começar a falar em câmeras fotográficas com alguém que entende do assunto, pode apostar que já vem logo uma lista enorme de vantagens e desvantagens da Canon e da Nikon (mais um clã bem definido no universo fotográfico!).

Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: Máquina Fotográfica

Pessoalmente eu tenho uma Sony que, em se tratando dos recursos automáticos, é bem fácil de manusear e me serve muito bem.

E as tais funções pré-programadas são extremamente úteis na hora de tirar fotografias para leigos! Contudo, não adianta tê-las ali disponíveis se você não souber absolutamente nada a respeito das funções principais, não é?

Dê só uma olhadinha abaixo em alguns desses recursos básicos disponíveis em quase todas as máquinas. Em alguns casos eles estão listados no botão seletor da máquina, ou então no recurso SCN (Scene).


AUTO: As câmeras geralmente apresentam essa função em um botão verde, pela palavra AUTO ou simplesmente pela letra A: ela representa a função automática da câmera. Todas aquelas questões profissionais tais como abertura, velocidade de disparo, ISO – tudo isso é calculado automaticamente de forma que você não precisa pensar em nada além de posicionar bem a máquina, manter as mãos firmes e apertar o botão.


Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: Modo RetratoMODO RETRATO: É representado por uma cabeça. Mas em que situações utilizarei essa função? Bem… normalmente quando alguém viaja, a pessoa quer sair nas fotos (afinal de contas, fotos do lugar sozinho tem aos montes no Google!). Queremos guardar uma lembrança daquele lugar especial, daquilo que vimos e vivemos e fora, vamos ser sinceros, do fato de quereremos nos exibir para os nossos amigos e familiares! 😁

Mas vamos a um exemplo prático: Você quer tirar uma foto da Estátua da Liberdade, que é uma estrutura relativamente grande quando comparada ao tamanho de uma pessoa. Como a gente quer uma foto da estátua inteira, nos distanciamos o máximo possível pra que alguém possa bater a nossa foto.

Mas a dica aqui é: sempre se coloque em primeiro plano na fotografia! Por exemplo, aproxime-se da pessoa que está com a máquina nas mãos pra que fique bem identificado de que é você na foto (caso contrário, qual o sentido de bater fotos em Nova Iorque?). 😄 Você tem que estar bem identificável na foto! Não adianta nada você estar super longe e ser apenas um bonequinho minúsculo coadjuvante, entende?

E você não precisa necessariamente mostrar o seu corpo inteiro – brinque com as opções: tire uma foto do ombro pra cima, outra da cintura pra cima ou da linha da altura do joelho. Contudo, se enquadre em primeiro plano e deixe a paisagem ou objeto de interesse em segundo plano. Você vai ver como a foto sairá ótima!

Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: John Lennon em frente à Estátua da Liberdade


PAISAGEM: O recurso paisagem é representada pelo desenho de uma montanha. É uma função pré-programada que diz que a fotografia tem que ter uma abertura menor pra você ter tudo em foco: desde o local próximo à você (o que estiver em primeiro plano) até, por exemplo, a Cataratas do Iguaçú mais ao fundo. Tudo estará em foco.

Primeiro, pra você ter uma ideia da amplitude do cenário, tire uma fotografia da paisagem em si. Uma foto ampla já lhe dará uma noção melhor do espaço ao seu redor e um senso de lugar. Isso ajudará você a se posicionar depois para a foto.

Tire também fotos dos detalhes do lugar! Você pode, por exemplo, tirar fotos das gotículas de água, da folhagem farta, dos animais ao redor ou de qualquer coisa que lhe chamar a atenção.

No fim das contas, todas essas imagens ajudarão você a contar a sua história de viagem.

Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: Cataratas do Iguaçú


Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: Função Macro

FUNÇÃO MACRO (ou close-up): Representado pelo símbolo de uma flor, é utilizado para quem quer tirar fotos de algum objeto bem de pertinho, captando texturas, cores e detalhes bem minuciosos.

O objeto não precisa ser necessariamente flores, é claro! Você pode também querer captar algo assim:

Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: Fotografia Macro

ou quem sabe assim…

Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: Fotografia Macro II


Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: Função SportsFUNÇÃO SPORTS: Representada por um bonequinho correndo, nesta função a velocidade de disparo é bem rápida: o obturador vai abrir e fechar rapidamente, “congelando” a imagem.

Além de fotos de práticas esportivas, essa função é ótima pra você registrar fotos de de crianças, animais de estimação ou qualquer coisa que não fica parada para “posar” de fato pra foto.

Serve para tudo aquilo que você quer “congelar” e capturar a essência do momento!

Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: Crianças Brincando


Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: Função Noturna

FUNÇÃO NOTURNA:  O desenho de uma lua (ou de uma estrela em algumas máquinas) significa que existe toda uma configuração na sua câmera em que a velocidade do disparo será um pouco mais lenta, o ISO será mais alto e a abertura será mais ampla.

Tirar fotos à noite pode ser um grande desafio e esse recurso é sim bem “ardiloso”! Por exemplo, tirar fotos de paisagens à noite não é muito recomendado porque as coisas que estiverem longe da distância focal da sua lente não sairão muito nítidas.

Pra ser bem sincera, a sua máquina pode performar muito bem ou não ajudar em quase nada – isso depende (e varia) muito de cada câmera. Então aqui a dica é bem simples: faça o teste na sua máquina e veja se o resultado lhe agradará! 😉


Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: O Flash

O FLASH: Você pode ainda usar recurso do flash da sua câmera, mas como você já deve ter sacado, nem tudo são flores! Em situações muito escuras, o flash acionado deixa o primeiro plano (geralmente você) parecendo um fantasma e o fundo continua numa penumbra.

Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: Ser ou não ser um fantasma... eis a questão!

Ser ou não ser um fantasma… eis a questão!

Uma situação muito comum em relação ao flash é quando você está em um ambiente escuro e vai tentar tirar uma foto com o bendito flash acionado. Além de você cegar os inocentes mortais presentes no recinto, você não conseguirá uma foto decente do lugar em questão por um simples motivo: o flash embutido na sua câmera fotográfica tem uma distância muito curta, ou seja, se o ambiente é amplo ou distante, o flash não vai chegar até lá. Simples assim.

Em ambientes menores o flash funciona como um bom recurso desde que você não tenha nada em primeiro plano.

Uma dica para boas fotos noturnas é a seguinte: Aproveite sempre a iluminação disponível ou natural do lugar! Por exemplo: se você estiver em um restaurante com velas acesas, utilize-as para iluminar o seu prato; se você estiver na rua, tente se posicionar próximos à luzes de postes de iluminação; em um semáforo fechado, utilize as luzes dos faróis dos carros que vem na sua direção, e então posicione-se para tirar a foto! Só não vá se empolgar e ficar no meio da rua trancando todo o trânsito ou pior ainda, sendo atropelado!


uSE E ABUSE DA SUA CRIATIVIDADE!

 

Seja sempre o mais natural possível nas fotos!

Perceba os detalhes ao seu redor, pense nas recordações que você quer levar, foque naquilo que você achar belo – e aqui vale qualquer coisa!

Se você achou as frutas no balcão do hotel bonitas, tire foto; se você achou aquela porta verde de madeira bonita, tire foto; se gostou do chão do lugar em que você esteve, tire foto! São esses pequenos detalhes que as vezes passam desapercebidos que contarão a narrativa da história que você quer contar! Fotografe lugares, pessoas, comidas, objetos, curiosidades…

Eu sei que durante as viagens nós queremos aproveitar o máximo do tempo, mas não se apresse tanto! Tome o tempo necessário, retorne à lugares se você desejar, observe a posição do sol, a iluminação do dia: a propósito, dias nublados são perfeitos para tirar fotos porque a luz é igual entre as sombras e as áreas de claridade.


… E POR ÚLTIMO:

 

… e mais importante: Não fique obcecado pelas fotos, querendo registrar cada detalhe.

Sabe o que as vezes também é bom fazer?

VIVER o momento!

Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto: Viva o Momento


Ah! Se você entende um pouco mais sobre o assunto e tem alguma dica de ouro fácil para compartilhar com nós leigos , deixe o seu pitaco aqui nos comentários! 📸

Que tal salvar a foto abaixo no seu painel do Pinterest PARA guardar esTe post como inspiração para uma viagem futura? 😃

Dicas Simples e Práticas de Fotografia Para LEIGOS no Assunto - Pinterest

Viaje com Desconto

Se este post te ajudou, utilize os links abaixo para programar a sua viagem!

Você ajuda o blog e não paga absolutamente nada a mais por isso! 🙂

Que tal pesquisar pelos preços das passagens aéreas mais em conta no dia? Clique aqui e garanta a economia!

HotelReserve o seu hotel em qualquer lugar do mundo pelo Booking ou pelo Hoteis.com clicando nestes links e durma sossegado!

SeguroO seguro morreu de velho! Contrate um seguro de viagem e viaje tranquilo! O pagamento pode ser feito em até 6 x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto!

Carro Quer alugar um carro para aquela road-trip sensacional? A cobrança é feita em reais, sem IOF, em até 12 x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto!

Chip de CelularE claro… fique sempre conectado durante a sua viagem adquirindo com antecedência um chip para uso no exterior!

Fonte das Imagens: Arquivo pessoal e Shutterstock

(Visited 211 times, 2 visits today)

2 comentários sobre “Fotografia Para LEIGOS: Dicas Simples, (Super) Fáceis e Práticas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *