Trilha na Guarda do Embaú: Prainha – “Nível Picolé”

Engana-se quem pensa que a Guarda do Embaú só merece uma visita no auge do calor do verão! Nã, na, ni, na, não! Durante os meses mais amenos, você também pode curtir aquele passeio tradicional de gôndola, caminhar pela beira mar com os pés na areia, rolar pelas dunas, passear de buggy pela costa praiana, pedalar pelos arredores do vilarejo, curtir o pôr-do-sol petiscando alguns quitutes ou ainda, fazer uma trilha pela região!

” – Ah, mas esse negócio de trilha é só para os fortes! Eu nem tenho fôlego, que dirá os equipamentos necessários pra fazer esse tipo de coisa!”

Calma lá que não é bem assim! 🙂 Eu também não sou a “expert” em trilhas: não tenho os calçados apropriados e tampouco ando munida de canivetes, moringas e kit de sobrevivência na selva. Mesmo assim, eu AMO viver alguns momentos de afastamento da rotina da “cidade grande” e me ver em meio a natureza, respirando o ar puro produzido direto da fonte!

Na Guarda do Embaú você tem essa oportunidade e hoje eu vou compartilhar com você a trilha que talvez seja a mais conhecida na Guarda, já que beira a costa praiana, é de fácil acesso e super popular entre os turistas que visitam a região…

 


A TRILHA da PRAINHA

Como o próprio título do post diz, essa trilha é de nível picolé, o que significa que qualquer pessoa com disposição e com um mínimo de equilíbrio pode aproveitar esta trilha! 🙂

O acesso principal é contornando o costão: se você está no “centrinho” da vila, basta seguir na direção esquerda e pronto! Ali mesmo tudo começa. Não tem erro!

Guarda do Embaú - A Trilha da Prainha: Começando o Trajeto

O tempo de trajeto é relativamente curto – cerca de 40 minutos a 1 hora dependendo do seu ritmo e considerando as paradas para fotos e apreciação da natureza.

E vale dizer que a rota tem um acesso bem aberto e demarcado na sua maior parte.

Guarda do Embaú - A Trilha da Prainha: O caminho demarcado

O maior desafio a ser enfrentado é de vez em quando ter que saltar de uma pedra à outra e atravessar pequenas passarelas improvisadas de madeira, mas nada muito hardcore!

Guarda do Embaú - A Trilha da Prainha: Passarelas rústicas de madeira

Nosso “guia local Zeca” que nos acompanhou durante toda a trilha!

Se você tiver a sorte de um cãozinho local grudar em você, você está feito! O “Zeca” – como o apelidamos – ia na nossa frente guiando o caminho. Certeza que o bichano já fez a trilha umas trocentas vezes! E o engraçado é que sempre que parávamos pra tirar fotos, ele nos aguardava pacientemente – um querido!

Voltando à trilha, você pode ter certeza de algo: o visual do caminho é lindo demais e será recompensador! Na dúvida, deixe toda a preguiça de lado e vá… só vá!

Logo no começo já fomos presenteados com aquela visão tradicional do Rio da Madre encontrando-se com o Oceano Atlântico.

Guarda do Embaú - A Trilha da Prainha: O encontro do Rio da Madre e o Oceano

Guarda do Embaú - A Trilha da Prainha: O encontro do Rio da Madre e o Oceano

Os pescadores por ali nas pedras tornaram a cena ainda mais peculiar, demostrando uma das atividades mais típicas na região.

Guarda do Embaú - A Trilha da Prainha: Os pescadores

Você passará pela mata nativa sempre beirando o mar e passará por algumas praias – inclusive a chamada “Prainha” que dá nome à trilha – uma praia realmente pequenina, rústica e sem qualquer infraestrutura, embora muito fotogênica!

O verde das árvores misturado ao azul do mar (e neste dia, o azul de calça jeans no céu também!) nos dão uma sensação de privilégio por estar naquele lugar, naquele momento!

Enquanto você tira fotos pelo caminho, não se esqueça: respire fundo, encha o pulmão! O ar sem igual da Mata Atlântica vai te recompensar!

Guarda do Embaú - A Trilha da Prainha: Visões da Trilha

Guarda do Embaú - A Trilha da Prainha: O pássaro solitário

Guarda do Embaú - A Trilha da Prainha: A costa oceânica

No decorrer da trilha, você também terá uma visão privilegiada da praia principal da Guarda do
Embaú!

Guarda do Embaú - A Trilha da Prainha: Visão da Praia da Guarda

Ao final da trilha, a cereja do bolo: um pequeno morro com um gramado e rochas que do alto, lhe dão uma visão sensacional da praia, da trilha e do rochedo.

Guarda do Embaú - A Trilha da Prainha: Enfim, no fim!

Guarda do Embaú - A Trilha da Prainha: Natureza exuberante

Guarda do Embaú - A Trilha da Prainha: A Natureza Exuberante

Como o nosso dia começou bem cedinho, nós não pegamos tantas pessoas fazendo a trilha durante a ida, mas na volta… aí a história tinha mudado de figura!

O povo tinha enfim despertado e em certos trechos em que passam apenas um por vez ficaram um pouco mais “congestionados”, mas nada que pudesse estragar o clima do lugar!

Para os que preferem trilhar lentamente, talvez valha a pena levar uma garrafa de água para ir se hidratando no caminho… Não conte com nenhuma “vendinha” pela área!

Enfim… volto a repetir o conselho inicial: SÓ VÁ!

O dia que eu voltar pra lá (o que eu espero não demorar muito!), certamente farei essa trilha novamente! O passeio é uma delícia e o recomendo fortemente – VALE MUITO A PENA!

Guarda do Embaú - A Trilha da Prainha: Eu, ele e o Zeca


Que tal salvar a foto abaixo no seu painel do Pinterest PARA guardar esTe post como inspiração para uma viagem futura? 🙂

Guarda do Embaú - A Trilha da Prainha: Pinterest


Viaje com Desconto

Se este post te ajudou, utilize os links abaixo para programar a sua viagem!

Você ajuda o blog e não paga absolutamente nada a mais por isso! 🙂

Que tal pesquisar pelos preços das passagens aéreas mais em conta no dia? Clique aqui e garanta a economia!

HotelReserve o seu hotel em qualquer lugar do mundo pelo Booking ou pelo Hoteis.com clicando nestes links e durma sossegado!

SeguroO seguro morreu de velho! Contrate um seguro de viagem e viaje tranquilo! O pagamento pode ser feito em até 6 x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto!

Carro Quer alugar um carro para aquela road-trip sensacional? A cobrança é feita em reais, sem IOF, em até 12 x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto!

Chip de CelularE claro… fique sempre conectado durante a sua viagem adquirindo com antecedência um chip para uso no exterior!

(Visited 87 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *