Cruzando a Fronteira: Dos Estados Unidos ao Canadá de Ônibus

Cruzando a Fronteira: Dos Estados Unidos ao Canadá de Ônibus

Depois de alguns quilômetros rodados em nossa road-trip pelas cidades da Nova Inglaterra, era finalmente chegado o dia em que nos despediríamos do solo americano para cruzarmos oficialmente a fronteira em direção ao Canadá.

A dor no coração não se dava por conta do Canadá em si, – é claro! – até porque nós estávamos cheios de expectativa para conhecermos a região francesa do país. A lamentação se devia ao fato de que neste ponto nós já caíamos na real de que a nossa tão planejada viagem estava chegando na metade. Ah… não deve ser só eu que penso assim, né?

Dos Estados Unidos ao Canadá de ÔnibusEstávamos em Burlington – uma cidade que fica a uma distância de apenas 45 minutos da fronteira canadense.

Como eu gosto de viajar com todo o itinerário já fechado, eu já tinha verificado com antecedência que não há opções de trem neste trajeto até Montreal. As únicas alternativas apresentadas eram, ou atravessar de carro (o que não nos era viável, já que não voltaríamos aos States para entregar o carro) ou viajar de ônibus. Esta foi a nossa escolha.

A companhia que faz este trajeto é uma rede chamada Greyhound Lines. Compramos as passagens pela internet diretamente do site deles – tudo muito simples e prático!

O custo da passagem foi de USD 15 (bem em conta!) e o bilhete foi enviado diretamente para o meu e-mail. A empresa só alertou que você deve levar o ticket impresso em papel (não basta apresentar o bilhete pela tela do celular, ok?). 😉

Como estávamos de carro, nós acertamos a devolução do veículo no Aeroporto Internacional de Burlington – mesmo local em que partem os ônibus da Greyhound (Endereço: 1200 Airport Dr #1 – Burlington, VT).

O aeroporto de Burlington é grande mas não é imenso, e foi super fácil localizar o guichê da Greyhound no saguão. Claro que nesses casos é sempre melhor se antecipar, né? O ônibus não vai partir antes do horário marcado, mas também não vai ficar te esperando! 🙂

Como já tínhamos as passagens em mãos, o atendente do balcão nem checou nada e apenas nos indicou a área externa em que deveríamos aguardar o busão. No horário marcado, ele estava lá.

Dos Estados Unidos ao Canadá de Ônibus: Greyhound Bus

Nós mesmos armazenamos as malas no compartimento de bagagem. Apresentamos a passagem impressa ao motorista, entramos e nos acomodamos (não houve demarcação prévia de lugares).

O ônibus oferecia poltronas bastante confortáveis e disponibilizava um wi-fi a bordo que fluiu lindamente até chegarmos na fronteira. De lá por diante, (coincidência ou não) o wi-fi não pegou mais até que já estarmos bem próximos a Montreal.

O trecho todo até Montreal levou cerca de 2 horas e só paramos para passar pelo processo de imigração.

Enfim… confesso que fiquei um pouco receosa em pegar um ônibus transfronteiriço. Acho que eu tinha uma imagem meio paraguaia da situação, e também porque geralmente meu transporte no exterior é todo feito por carro alugado. Mas era um pré-conceito bobo mesmo: tudo fluiu tranquilamente e com certeza eu faria novamente!

Dos Estados Unidos ao Canadá de Ônibus: Separador de Texto

Dos Estados Unidos ao Canadá de Ônibus:

passando pela imigração canadense

A agência de imigração fica localizada no meio da rodovia; não é separada por uma ponte como em Niagara Falls.

Em determinado momento, o motorista estacionou o ônibus e solicitou que todos os passageiros descessem do veículo trazendo todos os seus pertences pessoais ,inclusive as malas colocadas no bagageiro. Tudo deve ser levado com você até a sala da imigração para a entrevista de entrada no país.

Se você é como eu, nessas áreas alfandegárias sempre rola uma leve apreensão. Contudo, exatamente como na primeira vez em que entrei no Canadá, foi tudo suave na nave (alô Chico Pinheiro!).

A fila andou rápido e o oficial da imigração nos atendeu de forma bem educada e profissional. Como eles não requerem o preenchimento de nenhum formulário com antecedência, eles fazem verbalmente todas aquelas…


Dos Estados Unidos ao Canadá de Ônibus:

PERGUNTINHAS DE PRAXE:

  • De onde você está vindo?Where are you traveling from?
  • Qual o motivo da sua visita? / What’s the purpose for your trip?
  • Quanto tempo você pretende ficar no Canadá? / How long will you be here in Canada?
  • Que cidades você irá visitar? / Where are you heading to?
  • Onde você vai ficar? / Where are you staying?
  • No que você trabalha? / What do you do for a living?

Eles também nos fizeram algumas daquelas perguntas que são feitas pelas companhias aéreas antes do check-in, tipo, se estávamos trazendo algum material perigoso, objeto cortante, arma de fogo ou spray contra ursos. Confesso que demorei um tempinho até minha cabeça atinar no tal do “bear spray”! 🙂

Todas as malas passaram pelo Raio-X e você pode ser solicitado a abrir a sua mala para averiguações, mas isso não aconteceu conosco.

E people… mais um detalhe hiper importante que você deve levar em consideração antes da sua viagem: se você estiver cruzando a fronteira canadense por via rodoviária, lembre-se que você precisa ter o visto emitido pelo consulado Canadense! Isso vale mesmo após a nova regra para os brasileiros, ok? Portar apenas o visto americano só é aceito para entrar no Canadá se você entrar por via aérea!


Dos Estados Unidos ao Canadá de Ônibus: 

Quinze minutos depois…

Dos Estados Unidos ao Canadá de Ônibus: Welcome to Canada

E com todo mundo do busão devidamente aprovado, seguimos viagem!

Dos Estados Unidos ao Canadá de Ônibus: Separador de Texto

MONTREAL:

Chegamos em Montreal na estação Gare d’autocars de Montréal (Endereço: 1717 Rue Berri
Montreal). A localização da estação é ótima e bem centralizada. Dali, o hotel em que nos hospedamos ficava a apenas 5 minutos de caminhada!

E se a nossa intenção era conhecer a área francesa do Canadá, bem… o nosso objetivo foi atingido com sucesso! Montreal é a segunda metrópole em que mais se fala francês no mundo, e nós reparamos nisso logo de cara.

Dos Estados Unidos ao Canadá de Ônibus: Montreal

Mas engana-se quem pensa que é necessário falar o idioma para visitar a cidade, hein?

No próximo post vou falar um pouquinho sobre essa cidade tão incrível; as minhas primeiras impressões com dica de hospedagem e quais são as opções de passeios gratuitos pela cidade que eu achei IMPERDÍVEIS!


Que tal salvar a foto abaixo no seu painel do Pinterest PARA guardar esTe post como inspiração para uma viagem futura? 🙂

Dos Estados Unidos ao Canadá de Ônibus: Pinterest

Viaje com Desconto

Se este post te ajudou, utilize os links abaixo para programar a sua viagem!

Você ajuda o blog e não paga absolutamente nada a mais por isso! 🙂

Que tal pesquisar pelos preços das passagens aéreas mais em conta no dia? Clique aqui e garanta a economia!

HotelReserve o seu hotel em qualquer lugar do mundo pelo Booking ou pelo Hoteis.com clicando nestes links e durma sossegado!

SeguroO seguro morreu de velho! Contrate um seguro de viagem e viaje tranquilo! O pagamento pode ser feito em até 6 x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto!

Carro Quer alugar um carro para aquela road-trip sensacional? A cobrança é feita em reais, sem IOF, em até 12 x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto!

Chip de CelularE claro… fique sempre conectado durante a sua viagem adquirindo com antecedência um chip para uso no exterior!

(Visited 610 times, 13 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *