Balneário Camboriú em uma Escala de Cruzeiro: Roteiros para quem quer curtir a PRAIA

E não é que Balneário Camboriú se tornou tão chique que vem despertando até o interesse de uma companhia de cruzeiro marítimo?

Pois é! Esta é uma novidade da MSC Cruzeiros que ancorará o gigante MSC Preziosa em águas balneo-camboriuenses no início de abril trazendo cerca de 4.000 passageiros e 1.370 tripulantes a bordo.

Marujos estes que virão certamente muito empolgados para explorarem os quatro cantos da bela cidade conhecida como “A Maravilha do Atlântico Sul”.

Ah, e não para por aí: novas escalas já foram confirmadas para a temporada 2017/2018 também!

Balneário Camboriú em uma Escala de Cruzeiro: MSC Preziosa - navio da MSC Cruzeiros que atracará em Balneário Camboriú

O lindíssimo MSC Preziosa

E não é pra menos, né? Opções de entretenimento não faltam em Balneário Camboriú!

Mas então você me pergunta: como conciliar um roteiro que permita com que todo esse povo aproveite o máximo da cidade durante um intervalo tão curto de tempo quanto uma parada de cruzeiro (cerca de 8 horas)?

Se você é um desses, seus problemas acabaram!

Vou iniciar hoje uma série de posts sugerindo seis roteiros para quem fará uma escala de cruzeiro em Balneário Camboriú. Os posts também poderão ser úteis para aqueles turistas que por qualquer razão dispõem de apenas um dia para visitar a cidade.

Você poderá optar por um dos quatro roteiros abaixo de acordo com a sua intenção:

AOS PRAIANOS DE PLANTÃO

  • Uma opção de roteiro para quem prefere ficar tranquilinho só curtindo mar, sol e água de coco com a opção de também encaixar um passeio divertido, porém sem a necessidade de se deslocar pelo trânsito estressante da cidade;
  • Outro roteiro para os “ratos de praia” que querem zanzar por aí e conhecer o maior número de praias humanamente possível que se encaixe neste intervalo de tempo.

AOS QUE NÃO QUEREM SABER DE PARAR QUIETOS:

Antes de mais nada, devo dizer que, como o navio ficará ancorado a cerca de 1.500 metros da orla, os marujos chegarão ao pier por meio de lanchas que os deixarão próximos ao molhe da Barra Sul. Portanto, todos os roteiros considerarão a Barra Sul como ponto de partida, ok?

Só neste local de desembarque você já terá muitas oportunidades pra tirar trocentas fotos maravilhosas! Este ponto turístico oferece uma visão privilegiada de toda a extensão da praia, da Ilha das Cabras, dos arranha-céus frente ao mar e da Avenida Atlântica. Ali você também verá um letreiro que anda fazendo bastante sucesso entre os turistas – Eu ♥ BC:

Balneário Camboriú em uma Escala de Cruzeiro Letreiro Eu Amo BC na Barra Sul

Definitivamente, a Barra Sul é um dos lugares mais belos da cidade!

Mas chega de introdução e vamos ao que interessa!

Neste post, vou apresentar os dois primeiros roteiros:


PARA QUEM ESTÁ A FIM DE PRAIA

Se tudo der certo e você tiver a sorte de desembarcar em um dia bem ensolarado, você provavelmente não vai resistir à vontade de querer entrar no mar! Neste caso, vamos às opções!


ROTEIRO # 1) PARA QUEM só QUER MAR, SOL E ÁGUA FRESCA

Se este for o seu caso, a minha sugestão de roteiro é a seguinte:

– Ali na Barra Norte mesmo, você já estará na Praia Central da cidade. Neste ponto, você poderá curtir um mar de águas bem calmas e praticamente sem ondas. Esta parte da praia é mais rústica, tem até um pouco de restinga  A quantidade de banhistas é pequena (a concentração fica mais para o centro), e o local é o preferido dos praticantes de stand-up paddle – aquele esporte em que o aspirante a surfista praticante fica de pé na prancha utilizando apenas um remo para se locomover pela água. Se você quiser se arriscar no esporte, ali mesmo pela região existem locais que alugam a prancha e de quebra ainda dão uma aulinha básica de como você poderá se equilibrar no mar. Depois disso, é só praticar!

Balneário Camboriú em uma Escala de Cruzeiro: Barra Sul no final da tarde: Mar calmo e sem ondas

Barra Sul no final da tarde: Mar calmo e sem ondas

– Mas você pode ainda adicionar outra praia ao seu dia! Se você quer conhecer uma das mais lindas praias de Balneário Camboriú (há controvérsias, claro, mas muita gente concorda!), bem… basta olhar pro lado! Pois é! Ela está ali mesmo – bem do seu lado – só que do outro lado do Morro da Aguada.

É a Praia de Laranjeiras e é claro que existem formas de se chegar até lá!

A primeira delas talvez seja a maior sugestão para quem quer fazer um passeio por conta própria e prefere não ga$tar o seu precioso dindin a bordo (que, diga-se de passagem, é mega inflacionado se você for pagar por um pacote de excursão dentro do navio). Estou me referindo ao Parque Unipraias.

Balneário Camboriú em uma Escala de Cruzeiro: Parque Unipraias

A princípio o Unipraias se resumia à um meio de transporte divertido que interligava a Praia Central à Praia de Laranjeiras. Hoje ele se expandiu muito e oferece atrações que por si só já preencherão grande parte do seu dia!

Além dos bondinhos panorâmicos que só na subida já oferecem uma visão espetacular da cidade, o complexo de diversão na estação da Mata Atlântica é incrível, tanto para adultos quanto para crianças.

– Parque Ambiental: Tudo lá em cima é bem organizado e estruturado. A estação Mata Atlântica oferece quiosques, lojinhas e até uma casa de Chocolates. As trilhas que levam você por dentro da mata são passarelas de fácil acesso. Os mirantes que garantirão fotos belíssimas tanto da Praia Central quanto da Praia de Laranjeiras.

– Youhooo!*: O Youhooo é um trenó de montanha – uma espécie de trenzinho aventureiro – com um percurso de 710 metros Mata Atlântica adentro! Os trenós lhe permitem ir sozinho ou com mais um passageiro e é você mesmo quem controla a velocidade (chega ao máximo de 60 Km/h) e portanto, dá pra ir de boa que a diversão é garantida tanto pra quem gosta de uma adrenalina quanto pra quem não se considera tão radical assim.

– ZipRider*: Não está a fim de pegar mais um bondinho pra chegar na Praia de Laranjeiras? Tudo bem… o  ZipRider atalha o caminho pra você! Trata-se de uma tirolesa em que você desce sentado por 750 metros a 240 metros de altura por sobre as árvores e que atinge uma velocidade média de 60 km/h. Se você precisar daquele empurrãozinho pra se jogar, pode se fiar no fato de que podem ir até quatro pessoas sentadas em paralelo de uma só vez, ou seja, se aquela criancinha do seu lado tem coragem, você não vai fazer feio, né? Quem já foi garante que o passeio transmite uma baita sensação de paz e liberdade.

– Fantástica Floresta*: Com total enfoque no público infantil, a Floresta Encantada recria um ambiente totalmente lúdico, muito verde e que dá bastante atenção aos detalhes. Uma musiquinha ambiente já vai te deixando “no clima” do lugar, que, como o próprio nome já diz, remete à duendes e aos seres encantados que habitam na floresta. Para quem viaja com crianças pequenas, esta é uma atração imperdível já que está recheada de ambientes bem interativos que certamente renderão ótimas fotos e o cansaço dos pequenos.  O final do passeio ainda inclui um passeio de locomotiva que faz um trajeto de aproximadamente 400 metros.

* ESSAS ATRAÇÕES POSSUEM UM PREÇO COBRADO A PARTE.

Neste site aqui você consegue fazer um Tour Virtual de 360º pelas atrações do Parque Unipraias. Vale a pena conferir!

A segunda alternativa pra se chegar até a Praia de Laranjeiras é através de um passeio pelo Barco Pirata.

Barco Pirata

Fonte da Imagem: Instagram @barcopiratabc

Os barcos partem da Barra Sul de um trapiche que fica localizado bem ao lado da estação do Parque Unipraias – não tem como errar!

O trajeto inclui um passeio pela extensão da Praia Central, contorna a Ilha das Cabras e para por cerca de de 15 minutos na Praia de Laranjeiras para embarque/desembarque. Neste momento você pode descer em Laranjeiras, curtir as atrações no local e quando já estiver satisfeito, embarcar no próximo barco.

O entretenimento durante o passeio fica por conta dos piratas a bordo que realizam performances animadas e as saídas são de hora em hora durante a alta temporada.

Por fim, quer você tenha vindo pelo mar ou pelo ar, o destino tanto do Barco Pirata quanto da última estação do bondinho do Unipraias é a linda Praia de Laranjeiras. 

Trata-se de uma praia relativamente pequena e de águas tranquilas. Conta com uma pequena variedade gastronômica local que é principalmente voltada à frutos do mar. Um calçadão com lojinhas de lembranças, artigos de praia e artesanato também servem de um bom entretenimento aos turistas.

Balneário Camboriú em uma Escala de Cruzeiro: Praia de Laranjeiras

Quando você retornar para a estação inicial da Praia Central de BC, se ainda lhe sobrar um tempinho você poderá caminhar até a Passarela da Barra: uma ponte exclusiva para pedestres e ciclistas que fica acima do rio Camboriú e interliga a cidade ao histórico bairro da Barra.

É só seguir pela Avenida que fica atrás da Avenida Atlântica (beira mar) – é impossível você não enxergá-la. Você não paga nada para subir e pode tirar mais fotos da cidade por um ângulo diferente e de quebra, visitar a histórica Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (hoje chamada de Capela Santo Amaro) – a única edificação de arquitetura colonial remanescente em Balneário Camboriú construída no início do século 19.

Balneário Camboriú em uma Escala de Cruzeiro: Passarela da Barra

Na foto acima você pode ver que a igrejinha no canto esquerdo ficar realmente perto pra quem quer visitá-la.

Se você se interessar em conhecê-la, deixo como sugestão este vídeo bem curtinho que é um relato bem bacana do zelador da igreja. Vale a pena assistir!


ROTEIRO # 2): quanto mais praias, melhor!

Balneário Camboriú tem a sua própria versão do Cristo Redentor (Cristo Luz), tem a sua versão do bondinho do Pão de Açúcar (bondinho do Unipraias) e por que não dizer, uma miniatura da Highway 1 da California, que é a Rodovia Interpraias!

Tudo bem, essa comparação pode ter sido um pouco forçada, mas a Interpraias é sim uma bela opção para um passeio de carro costeando as mais lindas praias!

Ela tem 14 quilômetros de extensão e interliga seis das dez praias de Balneário Camboriú – Estaleirinho, Estaleiro, Praia do Pinho, Taquaras, Taquarinhas e Laranjeiras. Considerando que o seu ponto de partida será a Barra Sul da Praia Central, se você optar por fazer este passeio pela Interpraias você terá a oportunidade de conhecer sete das dez praias de BC! Legal, né?

Balneário Camboriú em uma Escala de Cruzeiro: Praia do Estaleirinho

Praia do Estaleirinho

Balneário Camboriú em uma Escala de Cruzeiro: Vista da Praia de Taquarinhas de dentro do carro: a Interpraias é cheia de visões espetaculares!

Vista da Praia de Taquarinhas de dentro do carro: a Interpraias é cheia de visões espetaculares!

Em geral, as praias do trajeto são pacatas, de areia grossa e águas cristalinas. Ótimas para se passar um dia bem tranquilo a beira mar e banhado à sol.  Esqueça aquela badalação e suntuosidade de construções da Praia Central – essas praias passam bem longe disso! Claro que este fato pode ser considerado um atrativo à parte para quem prefere um lugar mais relaxante…

Você pode descer em todas essas praias para curtir o mar (embora na maioria delas o mar é mais bravo), observar a vista ou fotografar. A única exceção é a Praia do Pinho que, a não ser que você não tenha problemas de tirar os trajes de banho, o acesso é restrito a naturistas. Fica a seu critério incluir ou não essa praia na sua visita!

E não… não dá pra se enxergar NADA e nem NINGUÉM do mirante da praia do Pinho. Eu já tentei!

Direções de Carro: Pegue a BR 101 sentido sul, em direção à vizinha Itapema. O acesso à Interpraias deve ser feito pela saída 136. De lá, é só seguir as placas que sinalizam a entrada à rodovia.

Balneário Camboriú em uma Escala de Cruzeiro: Zoológico Cyro Gevaerd

Se tiver sobrado um tempinho do passeio pela Interpraias e se zoológicos também “for a sua praia” (nossa, o trocadilho foi magnífico agora! #SQN), você ainda poderá aproveitar para conhecer o Zoológico Cyro Gevaerd, que fica no caminho de volta pra cidade, as margens da BR 101.

O zoológico municipal possui mais de 1.200 animais e conta com uma grande variedade de animais e é dividido em “mundos”: Aquário, Aves, Mamíferos (incluindo tigres, leões e jacarés), Répteis, Serpentário, Mini-Cidade e Mini-Fazenda.

Conta também com Museus Arqueológico, Oceanográfico, do Pescador, Taxidermia (empalhamento) e de Artesanato Catarinense.

  • Valor do Ingresso: Adulto: R$ 10 / Idosos e crianças de 6 a 12 anos: R$ 5 – Menores de 5 anos não pagam.
  • Horário de Funcionamento: De 01/03 a 30/11: Das  9:00 às 17:30 horas / De 01/12 a 28/02: Das 9:00 às 19:00 horas

Estas seriam as minhas sugestões de roteiro para você fazer em uma parada de cruzeiro se o seu interesse é curtir PRAIA.

Em breve postarei mais um roteiro, dessa vez para aqueles que pretendem ter um apanhado geral da cidade. Mesmo sendo apenas algumas horas, você conseguirá ver MUITA coisa legal por Balneário Camboriú e tenho certeza que irá voltar ao navio com aquele gostinho de quero mais!

Balneário Camboriú em uma Escala de Cruzeiro: Molhe da Barra Sul

Água de coco pra coroar um passeio de bicicleta pelo Molhe da Barra Sul

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *