Ben & Jerry’s: um tour delicioso pela fábrica em Vermont e uma visita à sorveteria no Brasil

Começo este post com uma confissão: mesmo já tendo viajado para os Estados Unidos algumas vezes, eu nunca tinha sequer ouvido falar do tal sorvete “Ben & Jerry’s“. Uma falta gravíssima, eu sei (que desconta 50 pontos da sua carteira de viajante!). Porém, em minha defesa eu posso dizer que nunca fui uma pessoa tremendamente apaixonada por sorvetes e isso sempre me fazia passar batido pelas geladeiras dos supermercados gringos.

Isso não vai acontecer mais, caro leitor. Não mais.

Enquanto eu fuçava pelos sites em busca de informações para formar o mBen & Jerry's: Placa na entrada da fábrica em Waterburyeu roteiro de road-trip pela Nova Inglaterra (veja os posts sobre minha road trip aqui, aqui e aqui!), me deparei com a possibilidade de visitarmos uma tal fábrica de sorvetes na pequena cidade de Waterbury que ficava bem no meio do nosso caminho para Burlington. E “já que está no meio do caminho mesmo, por que não darmos uma passadinha por lá?” – pensei.

Grande acerto! Assim que estacionamos o carro em frente à fábrica, nós já pudemos perceber placas de carros de pelo menos uma dezena de estados americanos diferentes.

Subimos a pequena colina e a primeira impressão que tivemos foi a de um ambiente bem lúdico, divertido e super atraente ao olhar dos adultos e principalmente ao das crianças. As paredes com tonalidades vivas, a decoração com desenhos divertidos e bem coloridos, os funcionários uniformizados a caráter e usando expressões alegres no melhor estilo Disney e aquelas manchas de vaquinhas espalhadas por todos os cantos (até na lixeira!)… isso tudo já captou de cara a nossa simpatia pelo lugar!

A frase “abre-alas” na lojinha da sorveteria que fica logo na entrada já deixa claro que a diversão é o que importa aqui!

Ben & Jerry's: Interior na loja de souveniers da sorveteria

“Se não for divertido, por que fazer?”

Quando chegamos, fomos logo buscar informações a respeito do passeio pela fábrica. Nos impressionamos muito com a quantidade de pessoas que aguardavam para fazer o tour! Se você é daqueles que se preocupam em fazer um tour em que o guia só tem como foco você e talvez alguns outros reles gatos pingados, não se preocupe com isso! Nesta fábrica, este definitivamente não será o caso!

No dia em que estivemos lá (detalhe: em pleno dia de semana!), as saídas para o tour estavam programadas para cada 15 minutos devido a quantidade de gente interessada.

Mesmo com tanta gente, não tivemos dificuldades alguma em comprar o ticket na hora. Chegado o nosso horário, nosso guia abre a portinha mágica que nos direciona à um mini teatro todo decorado com trocentas versões da vaquinha mascote da sorveteria. Lá nós assistimos a um vídeo institucional bastante interativo e em formato de desenho que conta brevemente a história dos caras que dão nome a coisa toda: o Ben e o Jerry. O vídeo é rapidinho… mal dá tempo de esquentar o sofá.

Aqui também somos gentilmente informados de que não podemos tirar fotos a seguir no intuito de evitarem que espiões da Häagen-Dazs descubram a fórmula para um sorvete sensacional que só eles tem! 🙂

Depois disso, fomos direcionados a um mezanino de vidro localizado acima da linha de produção. De lá temos um vislumbre da fábrica em pleno funcionamento:

Ben & Jerry's: Fábrica

Como fotos neste local não são permitidas, retirei esta imagem de um vídeo jornalístico da Wild Travel TV, disponível no Youtube

A partir daqui, o guia nos detalha todas as etapas de produção e explica que a fábrica produz apenas um sabor a cada dia – neste dia o sabor era o “Stephen Colbert Americone Dream” – um sorvete criado em homenagem ao apresentador de talk show americano – que possui base de baunilha com pedaços de waffle derretido e caramelo.

Este foi o sabor que recebemos a seguir na parte mais deliciosa do tour: a degustação! Eles servem uma amostrinha que infelizmente não é tão generosa assim – é mais um tira-gosto pra que você se encha de vontade de consumir mai$ e mai$ da sorveteria que fica logo ali na área externa!

Na saída para a sorveteria, você ainda vê alguns caras trabalhando dentro de uma salinha. O que eles fazem? Simplesmente PROVAM SORVETES! É sério! Eles provam cada lote de sorvetes como um passo a mais no rígido controle de qualidade deles. Fala sério… este emprego definitivamente deve configurar na lista de melhores trabalhos do mundo ever!

Eles também expõem uma relação do “TOP 10 Sabores Mais Vendidos”. Para quem não conhece muito bem e está em dúvida do que escolher, a dica vem bem a calhar! Amo cereja, portanto fui direto no número 1 – Cherry Garcia (sorvete sabor cereja com pedaços de cereja e flocos de chocolate). Resultado? Aquela pessoa lá do começo do post que não dava tanta bola assim pra sorvete agora se descabela pra provar de novo essa maravilha!

Ben & Jerry's: Quadro dos dez sabores mais vendidos

Ben & Jerry's: Área externa da sorveteria

Área externa da sorveteria

Barrigas devidamente preenchidas até o talo, fomos dar uma passeada pelos arredores da fábrica até chegarmos ao Flavor Graveyard – O Cemitério dos Sabores; um local onde os sabores que por alguma razão ou outra foram aposentados e agora descansam em paz.

A questão é que dentre diversas tentativas para se chegar naquele sabor inigualável, até a Ben & Jerry’s comete erros! Um exemplo disso é o Sugar Plum que durou somente um ano até eles enfim chegarem a conclusão de que misturar ameixa com caramelo simplesmente “não ornou”.

Ben & Jerry's: Entrada do Cemitério de Sabores

Ben & Jerry's: Lápide de alguns sabores "enterrados"

Alguns sabores foram aposentados no mesmo ano do seu nascimento… você imagine o sabor “inigualável” que esses tais sabores cobaias deviam ter!

Ben & Jerry's: Lápides com nomes divertidos

Amendoim! Pipoca! Misture-os em um pote! Jogue-o em seu sorvete! Bem… talvez não. 

Alguns sabores tem uns nomes tão esquisitos que já dão uma boa ideia do motivo da aposentadoria tão precoce: Turtle Soup (Sopa de Tartaruga), Tennessee Mud (Lama do Tennessee), Fossil Fuel (Combustível Fóssil), Sweet Potato Pie (Torta de Batata Doce)… #falasério 😛

A Ben & Jerry’s hoje não é mais uma empresa privada e sim uma subsidiária do grupo Unilever. Existem cinco fábricas espalhadas pelo mundo, mas esta em Waterbury é a original e a única que oferece tours.

Sobre o passeio na fábrica da ben & jerry’s:

  • Endereço: 1281 Waterbury-Stowe Road, Route 100 / Waterbury, VT
  • Tempo de duração do tour: 30 minutos
  • Horários 2017 – Para atualizações futuras, veja aqui:
    • 2/Janeiro à 25/Junho: 10:00 – 18:00 (último tour sai às 17:00)
    • 26/Junho à 13/Agosto: 9:00 – 21:00 (último tour sai às 20:00)
    • 14/Agosto à 22/Outubro – 9:00 – 19:00  (último tour sai às 18:00)
    • 23/Outubro à 31/Dezembro – 10:00 – 18:00  (último tour sai às 17:00)
  • Preços:
    • USD 4 – Adultos (Idades 13 – 59 anos)
    • USD 3 – Idosos (Acima de 60 anos)
    • Crianças até 12 anos não pagam
2

Saldos de compras na lojinha: um hidratante labial com gosto de chocolate que dá vontade de engolir inteiro de uma só vez e um penduricalho para árvore de Natal que posteriormente foi transformado em mais um imã pra minha coleção.


A experiência na ben & jerry’s de São Paulo

De vez em quando acompanho meu marido que precisa viajar a trabalho até São Paulo e como não podia deixar de ser, é claro que assim que voltamos de nossa viagem a Vermont, aproveitamos a primeira oportunidade de fazermos uma visitinha à loja da Ben & Jerry’s na cidade!

→ Uber chamado, destino: Rua Oscar Freire, 957!

Ben & Jerry's: Fachada da loja na Oscar Freire de São Paulo

Ben & Jerry's: Decoração interna na entrada da Ben & Jerry's de São Paulo

Como em Vermont, o ambiente aqui também é bastante lúdico e nota-se uma decoração bem caprichada e atenta aos mínimos detalhes!

E você sabia que com 318 m² e dois andares, esta é a maior sorveteria da Ben & Jerry’s do mundo? 🙂

A casa oferece 18 sabores diferentes de sorvetes (mais 2 sabores de “Sorbet”) em copinhos ou casquinhas de waffle (deliciosas, por sinal!), sundaes, sobremesas elaboradas, além de cookies, shakes, smoothies e até café expresso.

Ben & Jerry's: Lista de Sabores

Ben & Jerry's: Decoração interna na entrada da loja de São Paulo

Ben & Jerry's: Decoração nos fundos da loja da Oscar Freire em São Paulo: Aconchegante!

Ben & Jerry's: Painel decorativo que conta a história da Ben & Jerry

Até a combi tradicional da Ben & Jerry marca presença em Sampa!

Ben & Jerry's: Foto na combi tradicional da sorveteria

E olha… depois de provar o campeão de vendas “Cherry Garcia” (sorvete sabor cereja com pedaços de cereja e flocos de chocolate), reforçar com o “Chocolate Chip Cookie Dough” (sorvete de creme com massa de biscoito e flocos de chocolate) e só pra garantir mandar ver também em um “Phish Food” (sorvete de chocolate com marshmallow, calda de caramelo e peixinhos de chocolate), bem… eu sou obrigada a concordar com essa frase:

Ben & Jerry's: Decoração na parte superior: "Fazemos o melhor sorvete possível, da melhor maneira possível.!

Veja aonde a Ben & Jerry já está marcando presença no Brasil aqui (só Rio e Sampa por enquanto!) 🙁

Sorte a sua se você for de alguma dessas cidades! Só me resta cruzar os dedos das mãos e pés para que algum dia a sorveteria resolva dar o ar da graça por alguma cidade perto de mim! 😛


Que tal salvar a foto abaixo no seu painel do Pinterest PARA guardar esTe post como inspiração para uma viagem futura? 🙂

Viaje com Desconto

Se este post te ajudou, utilize os links abaixo para programar a sua viagem!

Você ajuda o blog e não paga absolutamente nada a mais por isso! 🙂

Que tal pesquisar pelos preços das passagens aéreas mais em conta no dia? Clique aqui e garanta a economia!

HotelReserve o seu hotel em qualquer lugar do mundo pelo Booking ou pelo Hoteis.com clicando nestes links e durma sossegado!

SeguroO seguro morreu de velho! Contrate um seguro de viagem e viaje tranquilo! O pagamento pode ser feito em até 6 x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto!

Carro Quer alugar um carro para aquela road-trip sensacional? A cobrança é feita em reais, sem IOF, em até 12 x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto!

Chip de CelularE claro… fique sempre conectado durante a sua viagem adquirindo com antecedência um chip para uso no exterior!

(Visited 32 times, 5 visits today)

3 comentários sobre “Ben & Jerry’s: um tour delicioso pela fábrica em Vermont e uma visita à sorveteria no Brasil

  1. Marco Pereira disse:

    Oi Cris! Parabéns pelo seu post sobre Stowe, Waterbury e Burlington. Estou indo para Nova Iorque na segunda quinzena de novembro, e como vou ficar 10 dias, estou pensando em fazer uma road trip até Stowe, e passar uns dois dias por lá. O que voce acha? Fico em Stowe ou Burlington? Tem alguma dica. Abs

    • vivajando disse:

      Olá Marco! Muito obrigada por seu comentário e elogio! 🙂
      Stowe é uma cidade bem pequenininha e se você vai para lá com o objetivo de praticar algum esporte de neve, lá é certamente o seu lugar! 🙂
      Por outro lado, Burlington é uma cidade maior e realmente adorável! Dispõe de várias opções de lazer e turismo “além-neve”, sabe?
      Como as duas cidades ficam bem próximas uma da outra (cerca de 45 minutos de carro), se eu voltasse para lá hoje ficaria hospedada em Burlington mas daria uma passeada em Stowe para conhecer a região. Além disso, a hospedagem em Burlington não é cara – foi a cidade mais em conta que paguei nessa minha road-trip pela Nova Inglaterra.
      E como dica, digo o seguinte: se você conseguir encaixar no seu roteiro, não deixe de passar pela Kancamagus Highway, Marco! Não sei se você leu o post, mas a rota cênica por lá é maravilhosa! Fica no trajeto Conway-Lincoln ou vice-versa.
      Um abraço e no que eu puder ajudar, é só falar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *