Um bate-volta à Newport, em Rhode Island (Road Trip)

Ah… nada como uma viagem de carro – ou pra quem prefere usar o nome chique do negócio, uma road trip! Emoji usando óculos escuros Mesmo para quem não teve tempo de programar aqueeela baita viagem de carro, se você está em Boston (115 Km) ou em Nova Iorque (290 Km), Newport é uma excelente opção para uma road trip rápida e nada cansativa. E tenho certeza que você irá me agradecer, porque esta cidadezinha litorânea certamente lhe proporcionará cenários incríveis, completamente diferentes do ambiente metropolitano dessas duas cidades.

Road Trip para Newport: Placa dizendo "Bem Vindos à Rhode Island - The Ocean State"

Saímos de Boston em um domingo de manhã bem cedinho, pegamos um cafés to go, aumentamos o som do carro e botamos o pé na estrada!

O caminho de Boston à Newport é bem tranquilo e agradável; não se vê muito em termos de cidades durante o trajeto, mas em compensação você passa por pontes e paisagens que lembram bastante o caminho de Miami pra Key West; aquelas estradas longas com um infinito de água de ambos os lados.

Road Trip para Newport: Na estrada

O estado de Rhode Island é o menor em termos de área territorial entre dos 50 estados americanos. Já Newport é um lugar encantador com cerca de 25.000 abastados habitantes e é muito bem preservada, considerando que configura entra as mais antigas cidades americanas (foi fundada em 1639).

Uma das maiores atrações da cidade é a Cliff Walk: um passeio que contorna grandes mansões a beira mar (ou talvez fosse melhor dizer, a beira de um penhasco) e o leva por uma trilha de quase 6 quilômetros de extensão. O passeio combina visões estonteantes com a trilha sonora do mar batendo nas pedras, enquanto você deslumbra a história arquitetônica da idade dourada da cidade com suas mansões (algumas mais parecem castelos que não fazem feio para os Europeus!) e seus enormes e bem cuidados gramados verdes.

A Cliff’s Walk inicia-se “oficialmente” no Memorial Boulevard e termina na praia Bailey’s Beach (Ocean Drive). Para chegarmos lá, colocamos no GPS a praia de Easton’s Beach, que fica bem ao lado de um lago e já garante um visual deslumbrante logo de cara.

Road Trip para Newport: Início da Cliff Walk no Memorial Boulevard

Início da Trilha no Memorial Boulevard, na Easton’s Beach, Newport

Road Trip para Newport: Início da Cliff Walk em Easton's Beach

Cliff Walk – Início da trilha em Easton’s Beach, Newport

Se estiver de carro, você poderá deixá-lo no estacionamento pago em frente a praia ou se quiser tentar a sorte, pode buscar uma vaguinha na descida da colina que fica logo abaixo da entrada da Cliff Walk.

A trilha em si é uma combinação entre estradinhas pavimentadas fáceis de caminhar e áreas rochosas não tão fáceis assim. Recomenda-se bastante cautela principalmente entre as regiões de Ledge Road até o final da Reject’s Beach e Bellevue Avenue.

O passeio completo leva cerca de 3 horas para ser percorrido de uma ponta a outra, mas se preferir, você pode voltar pelo mesmo caminho ou sair em qualquer um dos inúmeros pontos de saída demarcados no caminho.

Road Trip para Newport: Uma das paisagens deslumbrantes da Cliff Walk - um mar azul forte em contraste com pedras e verde da mata.

Road Trip para Newport: Colagem de três mansões vistas durante o trajeto

Road Trip para Newport: Sentada diante do mar, em meio as árvoresRoad Trip para Newport: Placa indicativa durante a Cliff Walk

Agora, se você caminhou, caminhou e caminhou até ver esta placa que diz “BELLEVUE AVE / BAILEY’S BEACH”, meus parabéns! Você concluiu o passeio!

Só espero que neste ponto você não tenha se esquecido de que veio de carro, pois são quase 6 quilômetros de volta caso você tenha começado a caminhada na Easton’s Beach!

Mas não se preocupe! 🙂 Para sua sorte, existe um bonde que pela bagatela de USD 1,75 por pessoa o leva de volta ao ponto inicial da sua caminhada!

 


Mapa:

Dê um zoom no mapa do Google abaixo e clique em qualquer um dos marcadores para ver os pontos de entrada e saída da Cliff Walk, bem como as atrações ao longo do caminho:

Se você preferir levar um mapa impresso, pode baixar o PDF abaixo:

Mapa.pngMapa-da-Cliff-Walk

O passeio conta com 16 pontos principais de parada:

  1. Easton’s Beach
  2. The Chanler – Cliff Lawn
  3. Forty Steps
  4. The Overlook
  5. Ochre Court
  6. Vinland Estate
  7. The Breakers
  8. Anglesea-Water Lewis House
  9. Rosecliff
  10. Beechwood
  11. Marble House
  12. Chinese Tea House
  13. Rough Point
  14. Lands End
  15. The Waves
  16. Bailey’s Beach

Sugiro que você baixe um aplicativo gratuito chamado VisitNewport – é só digitar o nome na loja Android ou Apple. Lá você poderá ler um pouquinho mais a respeito da história de cada uma das paradas da Cliff Walk!

Além da Cliff Walk, a cidade dispõem ainda de outras opções muito bacanas de passeio:


Hall da Fama do Tênis

Para os apaixonados por tênis, o Tennis Hall of Fame é o maior museu dedicado ao esporte no mundo e possui em seu acervo mais de 300 mil fotos, 5 mil títulos de livros, 4 mil ítens de material áudio visual, 13 quadras de grama e mais de 16.000 objetos (incluindo raquetes usadas no século 12 quando iniciou-se uma versão ainda remota do esporte, roupas que datam do século 19 e diversas camisas e troféus), tudo isso abrigado em uma construção centenária de 1880. O museu, claro, conta com fotos e entrevistas muito mais que merecidas de nossa campeã Maria Esther Bueno e do queridinho do Brasil Gustavo Kuerten.

    • Localização: Bellevue Avenue, número 194
    • Horário: das 10 AM às 5 PM.
    • Nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março o museu fecha às terças-feiras.
    • Nos meses de Julho e Agosto o horário amplia para 10 AM ÀS 6 PM.
    • Valor: USD 15 para adultos (menores de 16 anos não pagam).
    • Possui opção de áudio-guia em Português

Este slideshow necessita de JavaScript.


Bellevue Avenue

Uma maravilhosa caminhada aos tempos áureos dos magnatas de Newport. Se você é fã de mansões, esculturas e arquitetura em geral, não deixe de passear calmamente por esta avenida arborizada. Algumas mansões são na verdade museus e estão abertas à visitação; outras são residências privadas mesmo, então… No Trespassing! PS: Destaco um lindo relógio histórico localizado entre as Avenidas Bellevue e Victoria!


Ocean Drive / 10 Mile Drive

Road Trip para Newport: Passeio Cênico pela Ocean DriveO término da Bellevue Avenue conecta-se à Ocean Drive, que é um passeio cênico também conhecido como Ten Mile Drive. Através desse passeio você saberá exatamente porque Newport é conhecida por ser uma comunidade de magnatas (dê uma olhadinha no nosso quadro mais abaixo!).

Com vistas deslumbrantes, este é um dos melhores lugares em Newport para andar de bicicleta, correr, fazer um piquenique, ou para a prática da pesca e mergulho. Além disso, você também passa por uma série de locais de destaque, como:

  • King Park (com a sua estátua do General Rochambeau , que chegou à Newport em 1780 e ajudou na luta contra os britânicos)
  • Ida Lewis Yacht Club
  • New York Yacht Club
  • Fort Adams State Park
  • Hammersmith Farm (local onde a recepção de casamento do presidente Kennedy foi realizada em 1953 )
  • Estação da Guarda Costeira dos EUA
  • Castle Hill Inn & Resort
  • Brenton Point State Park
  • Praia de Gooseberry
  • POR ONDE COMEÇAR O PASSEIO CÊNICO:

– Se você está mais perto do centro de Newport , começe no cruzamento da Thames Street e Wellington Avenue.

– Se você está mais perto da Bellevue Avenue e a área das mansões, comece no final de Bellevue Avenue, na intersecção da Ocean Avenue e Coggeshall Avenue.

=> Um mapa super interessante da 10 Mile Drive criado no ano de 1939 pode ser visto aqui.

Ah… e deixo aqui uma dica de ouro: Assistir o pôr do sol em Castle Hill!


BOWEN’S WHARF

Passeio pela Bowen's Wharf

Um centrinho de compras em um pier que certamente agradará até mesmo os mais mãos-de-vaca que não são muito consumistas e preferem poupar as suas suadas doletas!

Este lugar é incrível e parece que uma atmosfera festiva toma conta do lugar. Uma excelente opção para uma caminhada descontraída pelas lojinhas de lembrancinhas locais, artesanato e restaurantes. O estresse fica por conta do estacionamento, que é bastante disputado. Se você estiver hospedado em algum local próximo, prefira ir a pé!

UM POUQUINHO DE HISTÓRIA

No final do século 19, muitos nova-iorquinos ricos escapavam para Newport durante os verões quentes. Newport tornou-se cada vez mais popular e a criação de uma rota de navio a vapor de passageiros facilitou ainda mais o seu acesso para os fugitivos da Filadélfia e outras cidades também acometidas pelo forte calor de verão da costa leste.

Por volta de 1850, atraídos pela brisa refrescante vinda do Oceano Atlântico, os abastados começaram a construir suas casas de verão, sendo que cada casa nova que era construída tinha praticamente a obrigação moral de ser maior do que a sua antecessora. Isso fez com que a região se tornasse conhecida como uma comunidade de ricos.

No momento em que os primeiros Royces Rolls foram criados, a Ocean Drive se tornou uma pista perfeita para que os veranistas pudessem apreciar melhor o frescor do oceano ao visitar seus amigos.
Em determinado momento, uma lista exclusiva – os TOP 400 – foi criada para definir exatamente quais eram os membros da comunidade.

Hoje, a Ten Mile Drive remete a história daquela comunidade de verão dos abastados com belíssimas áreas de lazer e parques públicos, classificando-a como um dos passeios mais populares do país.
O “Drive” – como é chamado pelos locais – é muito mais do que aquilo que você vê em uma viagem de carro de 35 minutos. Portões fechados são comuns na região, e você também perceberá que as árvores estão estrategicamente localizadas para que cresçam de forma que aumentem a privacidade de seus residentes.

 

Honestamente falando, no final das contas eu achei uma pena termos ido apenas por um bate-volta, mas tínhamos muitas cidades ainda no roteiro para conhecer…

Contudo, em uma próxima vez nós pretendemos pernoitar pelo menos uma noite na cidade para poder aproveitá-la com mais calma.

Na nossa volta à Boston, passamos também por outra cidadezinha adorável – também no estado de Rhode Island – chamada Providence. Esta já não é tão pequena – tem cerca de 180 mil habitantes – e certamente também merecerá uma visita mais detalhada no futuro!

E pra qgiphyuem é chegado em comprinhas e vibra só de ouvir a palavra OUTLET, saiba que entre Boston e Providence existe um shopping desses chamado Wrentham Village Premium Outlets! Boas compras!

 


Que tal salvar a foto abaixo no seu painel dO Pinterest PARA guardar esTe post como inspiração para uma viagem futura? 🙂


Viaje com Desconto

Se este post te ajudou, utilize os links abaixo para programar a sua viagem!

Você ajuda o blog e não paga absolutamente nada a mais por isso! 🙂

Que tal pesquisar pelos preços das passagens aéreas mais em conta no dia? Clique aqui e garanta a economia!

HotelReserve o seu hotel em qualquer lugar do mundo pelo Booking ou pelo Hoteis.com clicando nestes links e durma sossegado!

SeguroO seguro morreu de velho! Contrate um seguro de viagem e viaje tranquilo! O pagamento pode ser feito em até 6 x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto!

Carro Quer alugar um carro para aquela road-trip sensacional? A cobrança é feita em reais, sem IOF, em até 12 x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto!

Chip de CelularE claro… fique sempre conectado durante a sua viagem adquirindo com antecedência um chip para uso no exterior!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *